Salvador

BNews ESG: “Saímos na frente”, afirma Bruno Reis após Salvador aderir programa para construções sustentáveis

Lucas Moura/Secom
A partir de agora, Salvador passa a fazer parte do seleto grupo de cidades brasileiras incluídas no programa internacional para construções sustentáveis  |   Bnews - Divulgação Lucas Moura/Secom
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 29/11/2022, às 12h51


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador assinou, nesta terça-feira (29), o termo de assistência técnica que firma a parceria entre a capital baiana e a instituição global IFC - International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial. Desta forma, a cidade passa a fazer parte do seleto grupo de cidades brasileiras incluídas no programa internacional para construções sustentáveis. O evento que firmou o acordo ocorreu durante a manhã, na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), localizada no bairro da Pituba.

Iniciado no Brasil em 2022, o Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis visa fomentar políticas públicas que possam promover incentivos para edifícios sustentáveis com certificação ambiental. Na capital baiana, a parceria irá fortalecer o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, iniciativa da prefeitura de Salvador que fomenta a construção de edifícios verdes através de descontos no IPTU e outros benefícios fiscais.

As atividades da assistência técnica entre a IFC e a gestão municipal envolvem o intercâmbio de boas práticas internacionais de incentivos aplicados às construções sustentáveis, intermediação para trocas de experiências com as prefeituras de Bogotá e Cali, na Colômbia, além da capacitação no software EDGE. A inovação da IFC tem como base um suporte que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros.

Prefeitura

O evento que celebrou a assinatura do termo de assistência técnica contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, que comemorou a novidade. "Mais uma vez saímos na frente em relação a outras cidades. Hoje, graças a Deus, Salvador, no Brasil e no mundo, é conhecida como uma cidade que tem compromisso com essa pauta, com essa agenda [sustentabilidade]. Inclusive, nós renovamos e assinamos o acordo de Paris, para garantir que até 2049 a gente possa neutralizar a emissão de carbono em nossa cidade”, destacou o gestor municipal.

Para Reis, aplicações de recursos e iniciativas como essa tratam-se de investimento. “Essa a visão que a gente precisa ter. Agora, é evidente, é fato, que o poder público, sozinho, não vai. É por isso que eu fico feliz com essa parceria”, afirmou. “É fundamental contar com a iniciativa privada”, completou o prefeito.

Secis

Titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes também celebrou a parceria entre a gestão municipal e a IFC. “A partir de agora a gente também vai conseguir fazer a metrificação do IPTU Verde, o novo IPTU, com o novo decreto, que foi feito agora nesse mês de novembro, com novas modificações, visando o meio ambiente, visando as mudanças climáticas, um novo mercado. Então, eu costumo dizer que a prefeitura de Salvador está sempre à frente de metas sustentáveis”, informou.

“São pactos como esse que estamos fazendo aqui agora que nos leva dar passos legais para que venhamos atingir a nossa meta na mitigação e adaptação das mudanças climáticas”, emendou Marcelle.

IFC

O gerente-geral da IFC para o Brasil, Carlos Leiria Pinto, garante que a capital baiana já está à frente de outras cidades quando o assunto é sustentabilidade. “Salvador está na frente. A cidade já está num bom caminho, mas vamos colocar a cidade na liderança do mundo. Nossa assistência técnica vai cobrir várias áreas e vai, inclusive, permitir à prefeitura de Salvador contatar com outras cidades da América Latina que tenham esta experiência. Eu acho que Salvador já está exportando conhecimento, o que já é uma coisa imutável, mas também vai receber das experiências de outras cidades”, afirmou.

Sinduscon-BA

Quem também celebrou a chegada do programa para construções sustentáveis à capital baiana foi o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, que já pensa em implementar as novidades nas edificações da sede do órgão. “A construção civil é muito aderente a inovação, e quando consegue juntar inovação com sustentabilidade, a gente consegue uma agenda muito positiva”, elencou. “A gente quer ser o primeiro IPTU verde nessa nova atualização do IPTU Verde”, acrescentou Landim.
“A gente quer oportunizar esse espaço para poder usar todas as condições sustentáveis que possam ser colocadas nessa edificação”, finalizou o presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp