Salvador

BNews Gastrô: Pastelópolis Chega a Salvador com mais de 50 opções de pastéis e massas artesanais

Divulgação
Pastelópolis oferece experiência única com sabores autênticos e inspirados na culinária regional, com preços a partir de R$ 11  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/12/2023, às 11h39   Tairine Ceuta


FacebookTwitterWhatsApp

Bobó de camarão, vatapá, cordeiro com chimichuri, sarapatel e maniçoba são apenas algumas das mais de 50 opções de pastéis que compõem o cardápio da Pastelópolis. Após aproximadamente dois meses de funcionamento em soft opening (fase de testes), a segunda unidade da pastelaria na Bahia foi inaugurada neste domingo, no bairro do Rio Vermelho (Rua da Paciência, 127), em Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A proposta do restaurante é oferecer pastéis e massas especiais com tempero caseiro, massa artesanal e ingredientes selecionados, com opções a partir de R$ 11. Os pastéis, em formato meia-lua em referência ao chapéu de cangaceiro, pesam cerca de 150g. Sob a gestão do casal proprietário Camila Santana e Querdoval Ferreira Júnior, o novo espaço conta com mesas na calçada e uma varanda com vista para a Praia da Paciência.


Camila Santana, professora e cozinheira amadora, destaca: "Não vendemos pastel. A gente oferece a experiência de comer um pastel diferente. É uma experiência gastronômica única: popular, especial e inesquecível. Você vai achar pastel mais barato, maior, mas não achará mais gostoso. O nosso é crocante e super recheado."


A primeira unidade da Pastelópolis foi inaugurada em 2022, no município de Serrinha, a cerca de 180 km de Salvador. "Lá, homenageamos as cidades da região sisaleira no cardápio. Em 2023, o sertão virou mar. Em Salvador, festejamos o litoral. Cada pastel tem o nome de uma praia baiana", explica a empresária.


Os pastéis, com nomes como Ilha de Boipeba, Ilha de Maré, Morro de São Paulo, Amaralina, Barra, Rio Vermelho, Ribeira, Boa Viagem, Itapuã, Jauá e Sauípe, refletem a criatividade da Pastelópolis. Camila comenta sobre a variedade autoral: "Mais de 50% do nosso cardápio é autoral: você não acha igual em nenhum outro lugar. Temos os clássicos - carne, queijo, frango, etc. - e os especiais, com camarão, salmão, polvo, siri, carne de porco, carne do sol, fumeiro, charque, cordeiro."


A pastelaria destaca-se não apenas pelos sabores inusitados, mas também pelos pastéis "desconstruídos", como os "escondidinhos", que vêm acompanhados com sticks de pastel para serem consumidos juntos. Entre as opções, há escondidinhos de vatapá com camarão refogado, vatapá com bacalhau refogado, purê de aipim, muçarela e carne de fumeiro, vatapá vegano com moqueca de banana-da-terra, purê de aipim com carne de sol de jaca acebolada, e purê de aipim, muçarela e carne do sol.


A Pastelópolis valoriza ingredientes locais do sertão ao litoral da Bahia, promovendo uma experiência única. Com a proposta de ser uma "Cidade do Pastel", a pastelaria aposta em um cardápio diversificado, incluindo opções veganas, com massa fresca e sem conservantes, molhos e temperos naturais, e o apoio a fornecedores locais.


Para acompanhar os pastéis, a Pastelópolis oferece uma carta de bebidas especiais, incluindo drinks autorais e opções não alcoólicas, como a limonada especial com água de coco. O casal proprietário planeja implementar o "monte o seu pastel" e o "sabor do mês" após a inauguração oficial, proporcionando aos clientes mais opções personalizadas e criações sazonais.


Além disso, a Pastelópolis tem planos de abrir uma lojinha com produtos da Bahia dentro do estabelecimento, bem como promover uma programação musical com artistas locais e exposições temporárias, transformando a unidade em um espaço multifuncional.


Serviço


Pastelópolis Salvador
Funcionamento: De terça a quinta, das 16h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 00h. Domingo, das 12h às 23h.
Onde fica: Rua da Paciência, 127 — Rio Vermelho

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp