Salvador

BNews recebe Selo da Diversidade LGBT+ da Prefeitura de Salvador

Joilson César/BNews
O selo foi entregue pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Reparação  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 22/09/2022, às 17h59


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), realizou, nesta quinta-feira (22), no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, uma cerimônia para a entrega do Selo da Diversidade LGBT+ a diversas empresas que atuam da capital baiana. O Grupo A4 Assessoria de Comunicação, ao qual pertence o BNews, considerado o site que mais cresce no Nordeste, foi um dos contemplados com o prêmio, além de outras 32 corporações.

O selo, que pertence a um programa governamental instituído através de um decreto municipal na gestão do atual prefeito, Bruno Reis (UB), tem a finalidade de promover a inclusão social do público LGBTQIA+ no ambiente das empresas e combater a LGBTfobia no âmbito do trabalho.

Em entrevista ao BNews, a secretaria Municipal de Reparação, Ivete Sacramento, falou sobre a iniciativa da paste em promover a entrega do selo. “O Selo da Diversidade é uma das ações afirmativas voltadas para o relacionamento poder público, empresa e comunidade LGBT. É um termo de compromisso, então nós não temos nenhuma contrapartida nem da prefeitura para a empresa, nem da empresa para a prefeitura”, informou.

“Através dessas empresas, nós temos a certeza que além da empresa empregar, vai promover a inclusão e a capacitação dessas pessoas, para que elas possam estar em qualquer posto nessa empresa”, elencou a secretaria.

De acordo com Ivete, o selo tem validade de um ano. “Toda empresa tem que elaborar um plano de ação que será supervisionado pelo comitê do programa. A empresa é acompanhada durante um ano que só final de cada ano, esse selo pode ser renovado ou não”, explicou.

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, destacou que Salvador é a primeira cidade do Nordeste a promover este tipo de premiação. “Esse selo tem a finalidade de promover a inclusão social do público LGBT+ no trabalho em geral, além de fomentar dentro das empresas a criação de lucros para esses funcionários e estimular o combate à LGBTfobia no âmbito do trabalho”, destaca.

“É a primeira vez que esse selo é entregue, são 33 empresas que estão sendo premiadas, nós não temos no Nordeste nenhuma outra experiência como essa e essa experiência acende uma luz de um futuro”, emendou Cerqueira.

A editora executiva do BNews, Shizue Miyazono, falou sobre o significado do prêmio para a empresa. “O Selo da Diversidade LGBT+ é, para nós, como um prêmio por um trabalho contínuo em prol do público LGBTQIA+, e que é realizado interna e externamente”, conta.

“Internamente, enquanto corporação, com iniciativas voltadas ao nosso quadro de funcionários, e externamente, enquanto veículo de comunicação, por meio do compartilhamento de informações acerca do espaço do público LGBTQIA+ na sociedade. É a certeza de que estamos no caminho certo”, completou Shizue.

Outra empresa a receber o Selo da Diversidade LGBT+ foi a Atento, do ramo de telemarketing. O responsável pelas Relações Institucionais e Governamentais da corporação, Gustavo Faria, falou sobre a importância do prêmio para a entidade.

“Eu vejo esse prêmio como um reconhecimento, não só pela nossa atividade, nosso trabalho que a gente faz corriqueiramente de incluir, mas também por representar e trazer o que é a cara do Brasil dentro de setor que é múltiplo, um setor que emprega muito, um setor que qualifica muito, e também, claro, porque a gente tem tentado trazer essas pessoas para fazer parte do nosso trabalho também”, afirmou à reportagem.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp