Salvador

Codesal recebe 65 solicitações por desabamentos e ameaças de deslizamento neste domingo (26)

Chuva em Salvador - Paulo M. Azevedo/BNews
As solicitações envolveram ainda alagamento de imóveis e árvores caídas  |   Bnews - Divulgação Chuva em Salvador - Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 26/12/2021, às 11h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio às fortes chuvas, A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 65 solicitações até as 11h deste domingo (26), entre desabamentos, alagamentos de imóveis, ameaças de deslizamento, entre outros. Houve ainda acionamento do sistema de Alerta e Alarme em Sete de Abril e Castelo Branco.

Foram 16 alagamentos de imóveis, cinco desabamentos, duas ameaças de desabamento de muro, nove ameaças de deslizamento, uma árvore ameaçando cair, uma árvore caída, uma avaliação de imóvel alagado, dois desabamentos de imóveis, um desabamento de muro, um desabamento parcial e 26 deslizamentos de terra.

Acionamento do Sistema de Alerta e Alarme

Duas comunidades situadas em áreas de risco - Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) tiveram as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme acionadas pela Codesal, às 21h de ontem (25/12), devido as chuvas terem ultrapassado o patamar de 150mm de acumulados em 72h, seguindo o protocolo de segurança considerado de alerta máximo.

As famílias nessas áreas foram evacuadas para o abrigamento na Escola Municipal Castelo Branco com o auxílio de equipes da Codesal, da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre) e da Educação (Smed). No local, recebem assistência necessária até a que a situação seja considera segura para que possam retornar para suas casas.

Acumulados de chuvas

Os maiores acumulados de chuvas em 72h (dados atualizados às 11h) foram registrados em Pau da Lima (187,4mm), Mirante de Periperi (181,8mm), Castelo Branco (181mm), Pirajá (178mm) e Sete de Abril - Bosque Real (177,8mm).

Previsão do tempo

A previsão para hoje é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, até o fim do dia, causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aliada à uma frente fria, segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Plantão

A Codesal permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real pelo site do órgão.

Siga o BNews no Google Notíciase receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp