Salvador

Com autorização para "lavagem de rua", líder comunitário faz aniversário e incomoda vizinhos em Salvador

Leitor BNews
O evento contou com palco, banda, bloqueio de tráfego de veículos e se estendeu até tarde, atrapalhando os vizinhos  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 16/07/2023, às 16h31 - Atualizado às 20h08


FacebookTwitterWhatsApp

O final de linha do bairro de Luís Anselmo, em Salvador, foi palco de um aniversário, no sábado (15). Até então, isso não seria um problema. Acontece que o evento, em celebração a nova idade do líder comunitário 'Sorriso', teve direito a palco, com banda, bloqueio de tráfego de veículos e se estendeu até tarde, atrapalhando a vizinhança.

SORRISO

O BNewsrecebeu algumas fotos e vídeo, sendo que em um deles, um morador narra o ocorrido, informando que solicitou apoio de diversos órgãos municipais e também estadual, para conseguir que o volume fosse reduzido e permitisse que a paz voltasse ao local. Nas imagens é possível ver carros da Prefeitura de Salvador, além de uma faixa de 'parabéns' com o nome do prefeito Bruno Reis e do vereador Claúdio Tinoco.

SORRISO

Em contato com as pastas que deveriam dar suporte a esse tipo de ocorrência, a reportagem do BNews descobriu que o aniversário foi realizado com autorização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio de um alvará emitido pela Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE). Entranto, apesar das placas indicando a festa, o pedido feito junto ao órgão, seria para uma "lavagem de rua".

Questionada sobre quais seriam os critérios para autorizar a realização de um evento desse tipo, a pasta informou que essa central é composta por diversas secretarias: Sedur, Secult, Secis, Semop, Limpurb, Transalvador e Visa, mas não explicou os critérios.

Claudio conversou com a nossa reportagem e afirmou que essa faixa foi confeccionada para um evento rpivado que ocorreu na Roça da Sabina, na semana passada, quando ocorreu oficialmente o aniversário de "Sorriso". Ainda segundo o edil a placa pode ter sido removida e colocada em frente ao estabelecimento comercial, mas reforçou que tal evento se tratava de uma lavagem daquela rua, que seguiu todas os protocolocos exigidos pela Sedur.

pm sorriso

Já soube a denúncia, o órgão confirmou que foi acionado e uma equipe de fiscalização sonora esteve no local, mas o evento já havido sido finalizado”.  Sobre qual horário os profissionais estiveram no local, o BNews ainda espera um posicionamento.

SORRISO

Como, segundo o morador, 22ª Companhia de Independente de Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento do local, também foi acionada, além de ser possível ver militares e viaturas no local, o BNews também buscou um posicionamento da Corporação, que afirmou que "não houve acionamento para esse tipo de ocorrência".

Em nota, a Transalvador, respondeu que o evento "Lavagem da Rua Hélio de Oliveira", no bairro do Luiz Anselmo, foi autorizado pela Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A pasta acrescentou que o plano apresentado pelo responsável pelo eveno atendia às exigências feitas pelo órgão a respeito da compatibilidade do público estimado com o espaço para evitar interferência do trânsito da via. "O apoio da Transalvador não foi solicitado pelo requerente".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp