Salvador

Com poemas e palavras de acolhimento, projeto ameniza luto de quem perdeu ente querido

Joilson César / BNEWS
Objetivo da ação é dar suporte às pessoas enlutadas que estão visitando o Cemitério Campo Santo, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNEWS


O Projeto Palavras que Acolhem, iniciativa da Santa Casa da Misericórdia da Bahia ganha um significado ainda mais especial neste 2 de novembro, Dia de Finados

O objetivo da ação é dar suporte às pessoas enlutadas que estão visitando o Cemitério Campo Santo, em Salvador, neste sábado, com poemas e palavras de incentivo diante do sentimento de perda. 

“É um momento muito simbólico por conta do luto, da lembrança do ente querido e estamos aqui com algumas ações usando poemas e palavras que acolhimento. É o momento para isso. São pessoas que estão vivenciando o luto, seja a longo prazo ou recente”, explicou a psicóloga Livia Maria, uma das integrantes do projeto.  

Além de fitas com palavras e poemas, o projeto também utiliza mandalas com cores, onde cada cor representa uma fase do luto. ‘É por onde identificamos quais lembranças essas cores trazem para estas pessoas neste momento”, detalhou a especialista.

“É um dia muito significativo, mas as pessoas nem sempre se sentem tão confortáveis, porém, quando encontram a psicologia e pessoas dispostas a acolhê-los, elas se sentem um pouco mais disponíveis e minimizam um pouco mais essa dor. A dor é inevitável, é algo que faz parte do momento e cada um vivencia de uma forma, e estamos aqui para auxiliar no que for necessário.”, reforçou Livia Maria. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp