Salvador

Fé e tradição se unem na procissão de Bom Jesus dos Navegantes

Paulo M. Azevedo/BNews
Neste sábado (1°), é celebrado o dia de Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 01/01/2022, às 09h45   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

Como é tradição no primeiro dia do ano, a fé levou dezenas de fiéis até a Basílica de Nossa Senhora de Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador, na manhã deste sábado (1°), para homenagear Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem. 

A imagem do santo saiu da Basílica por volta das 9h30 e foi levada de volta para a matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Devotos se reuniram para acompanhar a procissão e pedir bênçãos para o ano que se inicia. O aposentado Mário Garcia participa da celebração desde criança e considera Nossa Senhora da Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes como seus pais.

"Deus me recomendou que eu ficasse com eles e eu fico com eles até hoje. Nossa Senhora pra mim é uma mãe e Bom Jesus é um pai", afirmou Garcia.

Márcio Garcia

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, destacou que a festa é sinal de louvor, de agradecimento a Deus e de esperança.

Nós não terminamos ou iniciamos o ano sozinhos. Juntos, celebrando essa festa, ainda que com as limitações necessárias para preservar a saúde, iniciamos o ano confiando em Deus. Então, é por isso que nos alegramos e temos esperança no início deste novo ano porque não estamos sozinhos, contamos com a presença de Jesus. Vamos iniciar essa grande travessia que representa o ano de 2022. Não vamos atravessar sozinhos os males da vida e os momentos difíceis, vamos juntos e contando sobretudo com a presença de Jesus e de Nossa Senhora.

A galeota "Gratidão do Povo", que faz a tradicional procissão marítima com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, foi levada ao mar nesta sexta-feira (31).

Às 15h desta sexta, o arcebispo celebrou a missa na Igreja da Boa Viagem. Após a celebração, a imagem foi embarcada e seguiu em procissão marítima até o cais do Porto de Salvador, no Comércio. Quando chegou lá, ela seguiu em procissão terrestre até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No ano passado, a imagem do santo foi conduzida sem procissão marítima, apenas em carro do Corpo de Bombeiros, em razão da pandemia da Covid-19.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp