Salvador

Homem acusa administradora de aeroporto de não disponibilizar cadeira de rodas para idoso em Salvador

Leitor BNews
Segundo relato recebido pela reportagem do BNews, idoso não teve acesso facilitado ao equipamento, que foi disponibilizado por companhia aérea  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 27/10/2022, às 10h18   Cadastrado por Daniel Brito


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Um homem acusa o Aeroporto Internacional de Salvador de não fornecer cadeira de rodas para seu pai, que teria chegado com o auxílio de um carro e usado uma muleta. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (26).

Segundo seu relato, ao qual a reportagem do BNews teve acesso, a situação ocorreu quando ele estava indo se despedir da neta, que vive no exterior e retornava para casa. No entanto, o idoso, de 83 anos de idade, devido a uma doença, não tem condições de andar sozinho e, por isso, necessita do auxílio de uma cadeira de rodas.

O problema começou quando o homem e sua família foram em busca do equipamento para o seu pai no saguão do aeroporto. Quando chegaram lá, foram informados de que o acesso ao objeto - que estavam deslocados em um setor específico - só era permitido para quem fosse embarcar - o que não era o caso do idoso. 

Ao encontrarem cerca de 10 cadeiras enfileiradas e ociosas ao lado dos balcões das companhias aéreas, a família decidiu utilizar uma delas. Porém, nesse momento, um funcionário da companhia aérea TAP Portugal teria, de maneira truculenta, impedido o acesso do idoso ao equipamento, alegando que o acesso não era permitido, pois as cadeiras de rodas seriam de uso exclusivo dos passageiros.

Depois de uma longa discussão, segundo o homem, identificado como Tony, um funcionário da companhia aérea Azul teria se comovido com a situação e permitiu que o idoso utilizasse uma cadeira pertencente a ela.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Vinci, que administra o aeroporto da capital baiana enviou uma nota. Leia a íntegra:

"Na noite desta quarta (26), foi solicitada uma cadeira de rodas para que um acompanhante de uma passageira pudesse aguardar o momento do check-in próximo a ela na área pública do aeroporto. O Aeroporto de Salvador esclarece que, segundo o regulamento brasileiro de aviação civil, a disponibilização de cadeiras de rodas visa o atendimento médico ou deslocamento de passageiros com necessidades especiais. Para os demais casos, recomenda-se que os usuários acomodem-se em um dos assentos disponíveis no terminal de passageiros.

O Aeroporto de Salvador reforça seu compromisso com acessibilidade e informa que dispõe de equipamentos para garantir o trânsito de todos, como elevadores, piso tátil e acessos especiais sem obstáculos, de acordo com o que estabelece a legislação vigente, tudo para atender as necessidades do público."

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