Salvador

Hospitais privados de Salvador começam a ficar sobrecarregados com surto de gripe

Max Haack / PMS
Até às 10h desta segunda-feira (20), 63 pacientes que possuem plano de saúde estão aguardando leito de UTI por causa da gripe  |   Bnews - Divulgação Max Haack / PMS

Publicado em 20/12/2021, às 10h24   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

Os hospitais privados de Salvador começaram a ficar sobrecarregados com o surto da gripe Influenza A, do subtipo H3N2;

Conforme informações obtidas pelo BNews, até às 10h desta segunda-feira (20), 63 pacientes que possuem plano de saúde estão aguardando leito de UTI para a doença. Na quarta (16), a Secretaria de Saúde da Bahia registrou a primeira morte, de uma idosa de 80 anos, que morava em Salvador e não estava vacinada contra a Influenza. No sábado (18) ocorreu a segunda morte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima era um idoso de 84 anos que morava em Colinas de Periperi, região do subúrbio da capital baiana.

Ao todo, até sábado, em Salvador já foram confirmados 170 casos de Influenza, entre variados subtipos. Destes, pelo menos 15 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram hospitalização.

Mais uma unidade dedicada ao tratamento de síndromes gripais foi reaberta pela prefeitura de Salvador nesta sexta-feira (17). O gripário do Pau Miúdo, estrutura com capacidade para até 300 atendimentos diários e montada no Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, foi entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

O serviço tem atendimento 24 horas, sete dias por semana, e conta com 12 leitos. Destes, dez servirão exclusivamente para observação clínica de pacientes com H1N1, H3N2 e Covid-19, dentre outros vírus gripais. O prefeito destacou que a administração tem trabalhado, desde o início da pandemia, de forma a se antecipar aos acontecimentos. A estratégia envolve inauguração de equipamentos, realização de testes e promovendo atendimentos imediatos, de modo a evitar um colapso no sistema de saúde.

“Hoje reabrimos o gripário do Pau Miúdo, já temos aberta a unidade dos Barris e vamos colocar em funcionamento os gripários da Ilha de Bom Jesus dos Passos e o de Pirajá. Depois disso, abriremos quantos mais forem necessários”.

Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USFs) também entram para acompanhamento dos casos. No total, Salvador conta com 157 unidades de saúde e 18 UPAs.

Leia mais:
“Estamos em surto de gripe em Salvador”, avisa secretário Leo Prates

Lauro de Freitas tem um caso de Influenza e está sem vacina, diz prefeita

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp