Saúde

H3N2 preocupa por potencial de elevar índice de internações, diz Leo Prates

Joá Souza / BNews
Secretário comentou 1ª morte pela doença no Estado: "Um idoso de 80 anos que não havia se vacinado. Isso mostra a importância da vacina"  |   Bnews - Divulgação Joá Souza / BNews

Publicado em 17/12/2021, às 09h10 - Atualizado às 09h13   Nilson Marinho e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), disse na manhã desta sexta-feira (17) que, embora não tenha a informação de se a primeira vítima mortal registrada do Influenza A H3N2 tinha doenças pré-existentes, é possível afirmar que ela não estava vacinada contra a doença. 

"Só temos duas informações: Era um idoso de 80 anos que não havia se vacinado. Isso mostra a importância da vacina", disse durante entrega do gripário de Pau Miúdo à repórteres. O titular da pasta acrescentou que embora a letalidade deste subtipo de Influenzavirus A não preocupe, os índices de internação tendem a ser elevados em virtude das infecções.

Prates citou, por exemplo, que no município do Rio de Janeiro - que efetivamente vive uma  epidemia de gripe -, em média, uma criança com quadro agravado tem levado dois dias internada. O estado de epidemia é caracterizado pelo registro de uma média diária de casos da doença superior a 50.

"São dois dias de leito ocupado. Isso deixa de atender a outras doenças. Por exemplo, se eu tiver a UPA congestionada, e - Deus me livre e guarde - um parente seu tiver um AVC, eu não vou ter onde botar. Ele vai morrer", descreveu.

O secretário explicou que a unidade entregue esta manhã, em ato que contou com a presença do prefeito Bruno Reis (DEM), concentra o atendimento às doenças respiratórias, deixando a assistência a outras enfermidades - como AVC, Câncer e Infarto - para outros pontos de atendimento do sistema municipal.

"Estamos esticando o sistema, fazendo uma ampliação horizontal. Entregamos uma unidade básica. Então, a gente ampliou o sistema de atenção primária nessa semana. Estamos entregando mais esse gripário, ampliando o sistema de atenção secundária, mas quero lembrar as pessoas que todo esse elastecimento tem limite", advertiu. 

Acrescentou que "para a corda não partir" a população terá de fazer sua parte, pois não há ampliação possível para, por exemplo, atender a metade da população doente de uma só vez. Nesta sexta, a vacinação contra a H3N2 está aberta para todos os públicos - pessoas que assistem em Salvador, com o cartão de vacinação do município. 

Ao todo são 90 pontos de imunização disponíveis para a megaoperação. Para facilitar o acesso ao imunizante, locais com grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, estações de transbordo e as sedes das Prefeituras-Bairro também participarão da mobilização.

"Quero mandar um recado para juventude especialmente. A gripe pode não gerar nenhum problema na juventude, mas pode trazer problemas principalmente para as crianças - como está trazendo no Rio, com muita força - e pode trazer problemas para os idosos", destacou.

Por fim, Prates reforçou que o sistema de Saúde que vai atender AVC, infarto, coronavírus, gripe, dengue, zika e chikungunya é o mesmo. "Nós não vamos ter capacidade para suportar três epidemias ao mesmo tempo. Não há sistema de saúde no mundo que suporte isso", apelou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp