Saúde

'Estado é de preocupação, de alerta", diz Bruno Reis sobre crescimento de casos de H3N2

Vagner Souza/BNews
Prefeito destaca que gestão municipal vem adotando série de medidas para evitar que a capital baiana tenha uma epidemia  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 16/12/2021, às 11h54   João Brandão e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito Bruno Reis (DEM) comentou a confirmação de novos casos da H3N2 nesta quinta-feira (16), e destacou que o subtipo de influenzavirus é mais agressivo, provoca sintomas mais graves nos pacientes infectados, que, por exemplo, o H1N1 - vírus que provoca a gripe sazonal.

"O estado é de preocupação, de alerta. Estamos adotando uma série de medidas para evitar que a gente tenha uma epidemia", afirmou o prefeito nesta manhã. Nas últimas 24 horas foram registrados 38 novos casos da doença. Na última quarta (15), a capital baiana somava 109 casos notificados - a maioria entre o final de novembro e início de dezembro.

Epidemiologistas apontam que o nível de epidemia é alcançado quando uma comunidade ultrapassa a marca de 50 casos notificados em 24 horas. Reis destacou que o esforço para evitar o cenário também depende da colaboração da população, e destacou que 2021 foi marcado pelo menor índice de vacinação da influenza dos últimos três anos.

No período, segundo o prefeito, somente 38% da população-alvo da campanha de imunização contra a doença buscou um ponto de vacinação para se imunizar. Na tentativa de reverter o quadro, foi anunciado, mais cedo, que a vacinação contra a Covid-19 será suspensa na próxima sexta-feira (17)  para viabilizar um esforço concentrado de imunização contra a H3N2 para todos os públicos.

Novas doses da vacina para a doença foram solicitadas pelo município pelo  Ministério da Saúde, e, segundo Reis, "muito provavelmente" a secretaria municipal de Saúde passará o final de semana vacinando contra a influenza H3N2. A megaoperação de vacinação contra a gripe, anunciada para sexta, será lançada durante a entrega do gripário do Pau Miúdo. 

"Há uma série de ações em curso que vamos anunciar amanhã. Estamos acabando de formatar ao longo do dia", acrescentou o prefeito. Ao BNews, Leo Prates, secretário de Saúde de Salvador, disse que não é possível  descartar risco de colapso do sistema de Saúde caso o cenário atual não seja revertido, e o status de epidemia se concretize.

Reis também reforçou que, atualmente, há 48 unidades realizando testagem gratuita para identificar casos suspeitos de Covid-19, e que este número será ampliado para 60. "Evitem ir para as UPAS realizar testagem, pois acaba tendo uma concentração muito grande [de pessoas buscando atendimento]", explicou.

Já aqueles que estão com sintomas fortes de gripe devem ir aos postos de saúde para buscar atendimento, deixando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para casos de urgência, emergência ou de sintomas gripais considerados mais graves.

"Os gripários que vamos anunciar amanhã a abertura, com o sistema de saúde que nós temos - se a gente organizar o fluxo - dá para prestar uma qualidade melhor da Saúde para as pessoas que estão necessitando nesse momento", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp