Política

Bruno Reis não acredita que operação da PF tire Ciro Gomes da disputa presidencial

Vagner Souza/BNews
"Talvez o efeito seja até o inverso - o estimule ainda mais", opinou o democrata nesta quinta (16)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 16/12/2021, às 10h50   João Brandão e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) avaliou nesta quinta-feira (16) que o fato do presidenciável Ciro Gomes (PDT) ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal na última quarta-feira (16) não deve tirá-lo da disputa para 2022.

"Quem conhece Ciro Gomes sabe o homem de coragem que ele é. Não vai ser um fato como esse que vai tirar ele da disputa presidencial. Talvez o efeito seja até o inverso - o estimule ainda mais", opinou o democrata.

A pesquisa Ipec mais recente, divulgada na última terça-feira (14), mostra o pré-candidato pelo PDT pontuando 5% e 8% nos cenários propostos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todas as simulações propostas pelo levantamento.

Ciro, e seu irmão Cid Gomes, que é senador da República, foram alvo de mandados de busca e apreensão em investigação que apura um suposto esquema de corrupção no processo de licitação da Arena Castelão. 

Em entrevista a CNN Brasil, o presidenciável descreveu a operação como “uma aberração”, e argumentou que a busca e apreensão não deveria ser implementada dez anos após o suposto crime. Por meio de nota, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "transformou o Brasil num Estado Policial”.

Atualmente, há um inquérito em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar possível interferência política na PF, por parte do presidente, para beneficiar aliados e familiares. O prefeito soteropolitano disse que não sabe o motivo da operação, e que não acompanhou detalhes a respeito do episódio. 

"Prefiro me reservar a ter maiores informações para me manifestar, mas é de conhecimento público e notório que o ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro Ciro Gomes é um homem extremamente sério com pelo menos 40 anos de vida pública", disse.

Acrescentou que, até onde tem conhecimento, o presidenciável não responde a nenhum processo ou teve qualquer condenação. Reis opinou ainda que é importante aguardar o desenrolar dos fatos, "até para que todos tenham a possibilidade de apresentar suas devidas defesas".

A operação que teve os irmãos Gomes como alvo também fez com que  Lula manifestasse solidariedade ao pré-candidato ao Planalto. Para ele, ambos tiveram “suas casas invadidas sem necessidade, sem serem intimados para depor e sem levar em conta a trajetória de vida idônea dos dois".

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), também defendeu seu correligionário em entrevista ao programa BNews Agora.  Na ocasião, Prates disse que confia nos órgãos de controle, mas ponderou que Ciro “é um homem digno e justo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp