Salvador

Hospital de Salvador realiza primeira cirurgia de redesignação sexual pelo SUS

Ascom Hupes/Ebserh/UFBA
A primeira beneficiada com a cirurgia foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar  |   Bnews - Divulgação Ascom Hupes/Ebserh/UFBA

Publicado em 17/08/2023, às 15h26   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), em Salvador, realizou a primeira cirurgia transexualizadora através do Sistema único de Saúde (SUS). A mulher trans, Yohana de Santana, operada na última quarta-feira (9), é acompanhada desde 2018 pelo Ambulatório Transexualizador do Hupes.
No ambulatório, Santana foi assistida por um grupo multiprofissional regular, tendo sido considerada apta pelas equipes de endocrinologia, psicologia e serviço social para realizar o procedimento cirúrgico. As informações são do G1.

“É a realização de um sonho. Sinto-me plena. É algo que eu venho buscando desde 2010, mas não tinha meios para fazê-lo. Fico emocionada de saber que sou a primeira mulher trans que realizou a cirurgia no SUS”, disse Yohana. "Espero que seja um começo para tantas outras histórias de mulheres e homens na mesma condição que eu", salientou.

A cirurgia de redesignação sexual consiste na mudança das características sexuais/genitais de uma pessoa para aquelas socialmente associadas ao gênero com o qual ela se identifica. A endocrinologista e coordenadora do Ambulatório Transexualizador do Hupes-UFBA/Ebserh, Luciana Oliveira, explicou que o pós-operatório precisa seguir algumas orientações específicas, com o uso de hormônios durante alguns anos, possibilitando à mulher trans experimentar as mesmas sensações que mulheres cis - como a menopausa, por exemplo.

A expectativa da Ufba é de que seja realizado pelo menos um desses procedimentos por mês, enquanto a instituição aguarda o credenciamento do Ministério da Saúde, o que possibilitará ampliar a oferta de cirurgias.

De acordo com o urologista Ubirajara Barroso, que esteve à frente da primeira cirurgia realizada, o Ministério da Saúde adota critérios específicos para a realização dos procedimentos. A pessoa interessada deve ter mais de 21 anos de idade; apresentar - no mínimo - dois anos de acompanhamento psicológico; ser cadastrada em um dos dois serviços especializados de referência na Bahia: Hupes-UFBA ou Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp