Salvador

Igreja de São Francisco de Assis: Iphan tinha visita técnica agendada para esta quinta (6)

BNEWS
Desabamento do teto da Igreja de Ouro em Salvador deixa uma vítima fatal e cinco feridos  |   Bnews - Divulgação BNEWS
Redação Bnews

por Redação Bnews

[email protected]

Publicado em 06/02/2025, às 06h39 - Atualizado às 06h52



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), informou que uma visita técnica à Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador (BA), estava agendada para esta quinta-feira (6).

O desabamento de parte do teto da igreja, conhecida como "igreja de ouro", aconteceu na tarde desta quarta-feira (5), resultando na morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, e deixando outras cinco pessoas feridas.

Segundo o órgão federal, o objetivo da inspeção era avaliar uma dilatação no forro do teto do templo, conforme pedido protocolado na segunda-feira (3). O Iphan destacou que, no momento da solicitação, não havia indicação de risco emergencial nem comunicação de alerta por parte da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros ou de outros órgãos competentes.

A nota do Iphan também ressaltou que a Igreja e o Convento de São Francisco são edificações de propriedade privada, sob responsabilidade da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil – Comunidade Franciscana da Bahia. Em maio de 2022, a autarquia chegou a emitir um auto de infração contra a entidade devido à falta de manutenção e conservação do imóvel.

O órgão destacou que a responsabilidade é do proprietário, mas apontou que já investiu em ações de preservação, como a restauração dos painéis de azulejaria portuguesa, concluída em maio de 2023 com um investimento de R$ 4,1 milhões. Além disso, está em andamento a elaboração do projeto de restauração total da Igreja e do Convento, com um orçamento de R$ 1,2 milhão.

O Iphan lamentou profundamente a tragédia e afirmou que permanece à disposição para colaborar com as investigações, reafirmando seu compromisso com a proteção do patrimônio histórico e cultural do Brasil.

DANDARA AMORIM / BNEWS

O acidente aconteceu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco, localizado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Imagens registradas por testemunhas mostram os danos logo após o desabamento. O local onde os fiéis se reuniam para as missas ficou coberto por destroços, principalmente pedaços de madeira do telhado.

A Polícia Federal investigará o caso, e a Polícia Civil da Bahia também realizará apurações por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Igreja e Convento de São Francisco, construídos entre os séculos 17 e 18, são considerados uma das "Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo" e tombadas pelo Iphan.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp