Salvador

Imóvel tombado no Largo da Soledade terá que passar por obras emergenciais

Reprodução MP/BA
O imóvel do Largo da Soledade integra o conjunto histórico de Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução MP/BA
Mariana Cedrim

por Mariana Cedrim

Publicado em 20/08/2026, às 19h26



Um imóvel histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), localizado no Largo da Soledade, em Salvador, irá passar por obras emergenciais para evitar que ele desnorone e preservar o patrimônio histórico da capital baiana.

O imóvel de n° 34 apresenta grave estado de deterioração, com rachaduras, inclinação estrutural, queda de parede e desmoronamento de parte da edificação. A decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, atende a pedido feito em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público da Bahia, por meio da promotora de Justiça Cristina Seixas Graça.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A necessidade de uma intervenção emergencial para estabilizar o imóvel foi recomendada pelos órgãos públicos responsáveis pela preservação. A estrutura do imóvel deverá ser escorada com material metálico, conforme projeto aprovado pelo Ipac e elaborado por profissionais técnicos capacitados. Além do Ipac, a proprietária do imóvel deve colaborar com as reparações mais urgentes para impedir o avanço da deterioração das ruínas. 

A preservação de edificações como essa é fundamental para garantir a continuidade de espaços que acolhem manifestações culturais e práticas essenciais à identidade e à memória coletiva. O imóvel do Largo da Soledade integra o conjunto histórico de Salvador e constitui referência material da memória da cidade. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)