Salvador

Marcada pelo sincretismo, festa de Santa Bárbara reúne milhares de pessoas nas ruas do Centro Histórico

Dinaldo Silva/BNews
Mesmo com a suspensão da participação do Corpo de Bombeiros, a festa tem movimentação intensa as ruas do Pelourinho neste domingo (4)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 04/12/2022, às 10h59   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O vermelho de Santa Bárbara toma as ruas do Centro Histórico, neste domingo (4), dia dedicado à santa pelo calendário litúrgico do Vaticano. A celebração católica, que tem Iansã, orixá feminino, associado à figura da santa, abriu a programação de festas populares religiosas da Bahia. Os cumprimentos à Bárbara começaram logo cedo, às 5h, com alvorada de fogos seguida do repique dos sinos da Igreja do Rosário dos Pretos. Por volta das 8h, uma missa campal ocorreu no Largo do Pelourinho, reunindo católicos e seguidores das religiões de matriz africana.

Após o culto ecumênico, a procissão ganhou as ruas do Pelourinho. À tarde, a programação cultural promete animar o público da festa. O mesmo palco que sediou o culto recebe bandas de samba. As praças Tereza Batista, Pedro Arcanjo e o Largo Quincas Berro D’Água sediam apresentações de bandas e grupos de samba, a partir das 15h.

A professora paulista Júlia Almeida, 32 anos, que mora da Bahia há mais de um ano só conhecia a tradição das comemorações por fotografias. Estreante na festa, fez questão de chegar bem cedo para acompanhar toda a programação religiosa. “É uma festa muito bonita, eu já conhecia através das imagens de uma amiga que mora aqui. Hoje estou sentindo de perto essa vibração maravilhosa. Estou amando”, disse entusiasmada.

Festa de Santa Bárbara

A festa marcada pelo sincretismo mescla celebrações católicas com rituais de matriz africana. Na frente da Igreja Rosários dos Pretos, o filho de santo, Robson Miranda, 23 anos, ofertava banhos de limpeza espiritual com arruda, grãos e lavanda. “Todos os anos estou por aqui dando banho de axé, banho de folha para trazer mais prosperidade. Quem passa por aqui descarrega as energias negativas e recebe as vibrações positivas”, afirmou, lembrando que Santa Bárbara é a protetora dos raios, trovões e tempestades. 

Ritual com banho de folha na frente da Igreja Rosário dos Pretos

Dentro da Igreja Rosário dos Pretos, a enfermeira aposentada e devota de Santa Bárbara, Ana Cristina Clemente, 57 anos, rezava e agradecia pelos feitos da santa que segue desde infância. Sobre a relação com Bárbara, conta que teve início com a mãe que sempre foi devota. “Somos dez irmãos e desde pequena minha mãe sempre adorou a Santa Bárbara. Bárbara é minha amiga querida, tenho com ela uma relação de amizade, tudo que peço ela traz”, disse ela, ao atribuir a santa a cura da irmã mais velha que venceu um câncer ano passado.

Bombeiros - Ao chegar ao Corpo de Bombeiros, no bairro da Barroquinha, os devotos fazem uma parada para homenagear a padroeira da corporação. Neste ano, os profissionais não participaram dos festejos por causa do aumento de casos de Covid-19.

Além disso, o tradicional caruru, oferecido pelos bombeiros a todo o público, foi suspenso. Eles distribuem quentinhas com a comida apenas para pessoas em situação de rua. Depois de passar no Corpo de Bombeiros, os fiéis seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho até retornar à igreja. Ainda de acordo com a Arquidiocese, as homenagens também acontecerão na Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico.

Programação musicalA vasta programação musical gratuita está marcada para acontecer no período da tarde no Pelô. No Largo do Pelourinho, a partir das 13h, a sambista Gal do Beco inicia a programação. A partir das 16h, é a vez de Márcia Short animar o público, e às 18h, o Grupo Movimento fecha as celebrações.

No Largo Pedro Archanjo a programação terá início às 15h com o grupo Samba de Oyá, em seguida, às 17h, é a vez do Samba do Pretinho. E o samba também é o rimto do Largo Tereza Bastista, no mesmo horário, com o grupo Pinotte, e às 17h com o Afrosambah. O Largo Quincas Berro D’Água quem abre a festa, a partir das 15h, é o grupo Samba 40° e Samba Maria, às 17h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp