Salvador

Menor de idade aponta assédio sofrido por motorista por aplicativo; veja relato

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O condutor do veículo que faria a corrida tentou puxar assunto com a cliente menor de idade  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

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Publicado em 11/02/2023, às 10h29


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O que era para ser uma corrida com segurança de um ponto a outro se transformou em um caso de assédio. De acordo com o denunciante, em contato com o BNews, uma jovem menor de idade, que teve a identidade preservada, foi vítima do crime cometido por um motorista por aplicativo. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (7), em Salvador.

A reportagem teve acesso a conversa da cliente com o condutor de um veículo modelo Chevrolet Cobalt, final de placa 2F08. Inicialmente, o homem pergunta qual seria o destino da corrida: “Oii. Boa noitee. Pra onde é?”. Em seguida, o condutor do carro acrescentou: “Eita, eu já tava quase indo dormir”. 

Já em um segundo momento, o motorista da Uber questiona a cliente. “Quer vim dormir aqui? (risos)”. Sem abrir possibilidade de brincadeira, a cliente responde: “Quero ir para casa”. Persistente no assunto, o motorista, por volta de 1h31 da madrugada, coloca a cliente em apuros.

“Vou ganhar o que indo te buscar”, diz ele acrescentando dois emojis, inclusive um de coração. Como retorno, a jovem frisa: “Oxe. O dinheiro”. Ainda com tom de deboche, o motorista por aplicativo finaliza a conversa com risos.

A reportagem do BNews entrou em contato com a Uber para saber qual é o posicionamento da empresa sobre este caso envolvendo o motorista por aplicativo. De acordo com a assessoria de comunicação da companhia, “o motorista parceiro teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio”.

Em outro trecho da nota oficial enviada, a Uber acrescenta que “se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações”.

Confira a nota da Uber na íntegra:

"A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência. O motorista parceiro teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. A Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações. 

A Uber defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.

Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito e mais recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero. 

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens  para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros."

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