Salvador

'Meu Sorriso': Projeto leva inclusão e esporte a pessoas com deficiência

Divulgação
Iniciativa viabiliza que pessoas com deficiência e familiares tenha acesso a lazer e atividades físicas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/12/2021, às 17h52   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Viabilizar que pessoas com deficiência e seus familiares possam ter acesso à prática de atividades esportivas e culturais. Há mais de dois anos, esse é o mote do projeto “Meu Sorriso”, criado pelo engenheiro mecânico Frederico Matos.

Ele conta que a iniciativa partiu da experiência com a filha Amanda, de 14 anos, portadora de deficiência. “O objetivo do projeto é a gente conseguir viabilizar que pessoas com deficiência e os próprios familiares participem de atividades corriqueiras na nossa cidade, seja ela qual for, esportiva, cultural”, afirma.

Ontem (12), o projeto esteve na Prova Triathlon Salvador, dando suporte para que PCDs participassem da competição ao lado de familiares. Uma dessas participantes, conta Frederico, foi uma garota com síndrome de down.

A iniciativa disponibiliza equipamentos como assento especial para que pessoas sem controle de cervical possam passear de canoa e handbike, espécie de bicicleta para cadeirantes.

A primeira experiência, em janeiro de 2019, ocorreu quando Fred levou para a Avenida Magalhães Neto, em Salvador, um triciclo. 

“De imediato, vi receptividade de outras famílias. Às vezes vinha a família passear, os primos todos andando de bicicleta e tinha um garotinho com deficiência ali que só ficava assistindo [...] Com o triciclo, a família consegue colocar ele e passear com ele pela orla, por exemplo”, afirma.

A disponibilização dos equipamentos, explica, ocorre de forma compartilhada. A família pega o veículo, por exemplo, emprestado, faz o lazer e depois devolve.

Assento especial permite que crianças sem controle de cervical possam passear de caiaque - Foto: Divulgação
Assento especial permite que pessoas sem controle de cervical possam passear de caiaque - Foto: Divulgação

“Nosso sonho é que a gente consiga ter esses equipamentos espalhados pela cidade, de Paripe até Lauro de Freitas, passando por Camaçari, região metropolitana, porque isso viabiliza a presença das pessoas”, diz Fred.

Para que o sonho seja concretizado e o projeto seja mantido, no entanto, o “Meu Sorriso” necessita de apoiadores.

Atualmente, segundo Frederico, a organização é garantida com o apoio de conhecidos e pessoas que se sensibilizam com as ações.

Para ajudar o projeto, o interessado pode fazer doações via Pix (chave [email protected] ou CNPJ 37.170.351/0001-50) ou entrar em contato pelo perfil @projeto.meusorriso, no Instagram.

> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp