Salvador

Moradores de condomínio de luxo na região da Garibaldi denunciam caos no trânsito após abertura de escola

Reprodução / Redes Sociais
Comunidade questiona critérios para concessão de alvará e aponta dificuldades extremas de acesso às próprias residências  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Cibele Gentil

por Cibele Gentil

Publicado em 19/02/2026, às 19h30



Os moradores do Condomínio Elegance Garibaldi, localizado na Rua Santa Isabela, em Salvador, fizeram um apelo à imprensa local e denunciaram os graves transtornos referentes ao tânsito que vêm enfrentando na região. Segundo a carta encaminhada aos veículos de comunicação e repercutida em redes sociais, a rua, acessada pela Av. Anita Garibaldi, atingiu um ponto de saturação crítica.

A via, que é curta e sem saída, já atendia com alguma precariedade ao fluxo de três grandes complexos residenciais do local. O estopim para a crise teria sido a abertura de uma instituição de ensino particular, que vai da educação infantil e até o 2º grau, no local onde funcionava a antiga Secretaria de Educação do Município, resultando em retenções severas no tráfego local.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Questionamentos sobre impacto e vizinhança

A principal queixa da comunidade reside na aparente falta de planejamento para a instalação do novo empreendimento escolar. O movimento na instituição congestiona a rua e que impede a entrada e saída de veículos das garagens dos edifícios. Os moradores relatam que, em dias de reuniões ou eventos na escola, o trânsito fica completamente travado. Frequentemente há registros de filas duplas e faltam vagas para estacionamento.

Nas redes sociais, o debate ganhou coro com depoimentos que reforçam a reclamação. Segundo internautas, o fluxo escolar demanda tempo para o embarque e desembarque das crianças, sobretudo as pequenas, algo impraticável em uma via sem a estrutura física adequada.

Em um dos comentários, um morador questiona se foram realizados quaisquer estudos de impacto na vizinhança pela prefeitura antes da liberação do alvará de funcionamento. Além dos prejuízos à qualidade de vida e à mobilidade, há ainda uma preocupação latente com a segurança dos pedestres, sobretudo idosos e crianças.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)