Salvador

Moradores de Marechal Rondon denunciam cratera aberta em rua do bairro há duas semanas

Reprodução/TV
De acordo com moradores, situação no local se agravou após as chuvas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 23/04/2024, às 10h28 - Atualizado às 10h39   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores da Rua Padre Patrick Peiton, no bairro de Marechal Rondon, em Salvador, denunciam que uma cratera se abriu no local há cerca de duas semanas. A situação tem causado diversos transtornos e levado medo a quem reside na área.

Por causa da chuva, o buraco aumentou de tamanho na última semana, dizem os moradores. Segundo eles, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local, isolou a área e condenou quase todas as casas da rua. O temor agora é o risco de desabamento dos imóveis.

De acordo com uma mulher que mora há mais de 30 anos em uma das casas, uma situação semelhante já ocorreu uma, mas a Codesal não teria realizado nenhum tipo de serviço, o que foi feito pelos próprios moradores.

Outro lado

Em nota enviada ao BNews, a Codesal afirmou que realizou vistoria no dia 19 de março e constatou "tratar-se de um acesso de moradores, construído em estrutura com pilares, vigamentos e laje pré-moldada, com vários vícios construtivos, falta de manutenção predial, e infiltrações generalizadas onde ocorreu desabamento de parte da laje, deixando o muro divisório em balanço e com riscos de desabamento da estrutura da lage de piso e do muro divisório que poderão atingir três imóveis em cota inferior".

"Foi observado que toda a estrutura da laje, pilares e vigas apresentam alto grau de corrosão das ferragens, desprendimento do concreto, blocos cerâmicos danificados, pilares desaprumados e muro divisório com afastamento do piso. Foi providenciado o isolamento da área com risco", declarou.

Aida de acordo com a Codesal, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) foi acionada para para fazer a demolição das partes remanescentes do muro divisório em balanço.  À Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), foi encaminhada a implantação de "camaleão" para desvios das águas da chuva. 

Já à Superintendência de Obras Públicas (Sucop), foram solicitados estudos das intervenções a serem executadas no local. "Dois moradores da cota inferior foram notificados para evacuação de seus imóveis até que os riscos sejam sanados", finalizou a Defesa Civil de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp