Salvador

Moradores denunciam insegurança e transtornos causados por acampamento improvisado no Cabula

Leitor/BNews
População relata queima de lixo, furtos de fios e perturbação durante a madrugada na Rua Amazonas, no Cabula  |   Bnews - Divulgação Leitor/BNews
Antonio Dilson Neto

por Antonio Dilson Neto

Publicado em 16/05/2026, às 07h00



Moradores do Cabula, em Salvador, denunciam uma série de transtornos e o avanço da insegurança provocados por um grupo de pessoas que se instalou de forma improvisada ao longo da Rua Amazonas.

De acordo com os relatos enviados ao BNews, o local virou cenário de queima de lixo, furtos de cabos e fiação, além de intensa perturbação do sossego durante as madrugadas. Assista:

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!


Lixo acumulado 

Uma das principais queixas da vizinhança diz respeito ao acúmulo de resíduos e focos de incêndio provocados pelos ocupantes da via. Procurada, a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) informou, em nota, que a coleta domiciliar na região do Cabula é realizada regularmente de segunda a sábado, entre 10h30 e 11h30, e segue operando dentro da normalidade.

O órgão ressaltou que imagens registradas no local mostram a caixa coletora vazia, o que comprova que os resíduos das residências foram recolhidos pela equipe regular. No entanto, o material descartado de forma irregular no chão — como podas, entulhos e objetos volumosos — é de outra natureza e necessita de remoção especial, realizada sempre às quintas-feiras por meio de um comboio com caçamba e trator com pá carregadeira. A Limpurb reforçou o apelo para que a população colabore e evite o descarte fora do horário estabelecido.

"A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informa que a coleta domiciliar na região do Cabula é realizada de segunda a sábado, no período entre 10h30 e 11h30, e segue dentro da normalidade.

As imagens registradas no local mostram a caixa coletora vazia, evidenciando que os resíduos domiciliares foram devidamente recolhidos pela coleta regular. Os materiais descartados de forma irregular no chão, como podas, entulhos e objetos volumosos, são recolhidos todas as quintas-feiras por meio de comboio, com caçamba e trator com pá carregadeira.
A Limpurb pede que a população colabore, evite o descarte fora do horário da coleta e contribua para manter a cidade limpa"

Além do problema da limpeza, o clima de medo impera na Rua Amazonas devido aos pequenos furtos e à movimentação suspeita na madrugada. A Polícia Militar (PMBA) foi consultada sobre as queixas de segurança na área, mas informou que não houve acionamento recente para a localidade através dos canais oficiais.

Por se tratar de uma ocupação em via pública que envolve vulnerabilidade social e ordenamento, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) também foi procurada pela reportagem para detalhar se há alguma ação de abordagem ou acolhimento prevista para o grupo.

Até a publicação desta matéria, a pasta não enviou resposta. O texto será atualizado assim que o posicionamento for emitido.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)