Salvador

Moradores da Pituba acionam MP-BA por obra que atraiu ratos e deu origem a colônia de gatos

Valter Campanato/Agência Brasil
Obra no bairro da Pituba, próximo ao Hospital da Bahia, atraiu população de ratos para a região  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 21/07/2022, às 18h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do loteamento Aquarius, no bairro da Pituba, em Salvador, acionaram o Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a construtora Fator Realty, responsável uma obra próximo ao Hospital da Bahia. Segundo o jornal A Tarde, eles denunciaram a companhia porque a obra acabou atraindo uma população de ratos para a área.

Na tentativa de reverter o caso, um casal de gatos foi levado ao local. O problema é que os felinos se reproduziram e hoje somam cerca de quarenta animais, segundo os moradores.

E como a quantidade de gatos cresceu, esforços precisaram ser feitos. Segundo Ana Paula Sousa Farias, da Associação Gatil Irmã Francisca, a organização tem feito um trabalho no local e tem contado com a ajuda dos próprios moradores na captura, castração e alimentação dos animais.

‘‘As obras para construção do empreendimento estão para ser iniciadas em setembro e o receio é que tirem essa colônia de animais urbanos de lá sem nenhum direcionamento’’, afirmou ao A Tarde. A ONG, que desenvolve trabalhos em prol da saúde e bem-estar de gatos em situação de rua e abandono, tem, de acordo com Ana, pedido auxílio à construtora com os gastos referentes aos cuidados e castração desses animais.

Eles reivindicam o aluguel ou até mesmo a aquisição de um espaço para transferência e acomodação dos animais, pois há um receio quanto aos procedimentos que seriam adotados na limpeza dos terrenos ligados à construtora. "Caso haja uma determinação judicial que obrigue a retirada dos gatos, que ela seja discutida afim de definir prazos para a realização do procedimento com segurança e que um auxílio para a moradia e alimentação dos felinos seja disponibilizado’’, completou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp