Salvador

Mulheres fazem caminhada em Salvador contra a violência no campo e na cidade

Divulgação/Ascom
Caminhada seguiu pela Avenida Paralela, uma das principais da capital baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom

Publicado em 08/03/2024, às 11h21   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Centenas de mulheres integrantes de coletivos e movimentos sociais fizeram uma caminhada na manhã desta sexta-feira (8) na Avenida Paralela, em Salvador, em em protesto contra as violências que atingem o campo e a cidade. 

O 13° Acampamento Estadual das Mulheres do Campo e da Cidade, que começou na última quarta-feira (6), traz o lema: "Lutaremos! Por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos!".

A mobilização acontece contra a onda de violências na Bahia, que teve casos emblemáticos como o assassinato de duas lideranças mulheres: a Mestra Nega Pataxó, durante uma retoma de território pelo povo Pataxó Hã Hã Hãe; e Mãe Bernadete, que há anos também reivindicava seu território e já tinha perdido o seu filho, também assassinado.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), mais de 100 mil famílias sofreram com a violência no último período, somente no primeiro semestre de 2023, houveram 973 conflitos. Os conflitos que seguem se agravando continuam sendo, em sua maioria, os da luta pela terra, que somam 971 casos, seguidos do trabalho escravo rural, com 102 casos e conflitos pela água, com 80 casos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp