Salvador

Novembro Negro: 5º Candyall e Tal acontece no próximo fim de semana Salvador

Divulgação
5º Candyall e Tal propõe ocupação artística de dois dias como convite para conhecer um bairro transformado pela música  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/11/2023, às 12h28 - Atualizado às 12h28   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Todos os sons levam Salvador ao Candeal Pequeno de Brotas para a quinta edição do festival de arte urbana, nos dias 11 e 12 de novembro. Música, gastronomia e artesanato dialogam no 5° Candyall e Tal. A ideia do festival é potencializar a atmosfera musical do bairro e convidar a cidade para conhecê-lo.

Ao celebrar a pulsação artística do Candeal, o Candyall e Tal propõe a fusão de ritmos criados no bairro - sobretudo pela influência de seu habitante mais ilustre, Carlinhos Brown , com as batidas de outras tribos, tudo em nome do reconhecimento da música como propulsora de transformação social. O evento acontece com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem realização da Associação Pracatum Ação Social (APAS).

A abertura oficial do festival acontece no dia 11 de novembro (sábado), com as ruas preparadas para receber seus visitantes a partir das 15h, com o primeiro show no Palco da Bica: a Roda de Timbau do Candeal. Às 16h, no palco da Escadaria Zé Botinha, tem Recital de Piano; às 17h, na Escadaria do Zap, é a vez de Dj Branco + Slam de Poesia; também às 17h, Ensaio aberto de Dança; e tem ainda arrastão do Samba Duro da Ladeira, Bitgaboott com participação de Xexéu e Pretos do Bairro convidando Dão Black e Thathi.

No dia 12 de novembro (domingo), o palco da Escadaria Zé Botinha abre a programação às 15h, com Recital de Piano; às 16h, na Bica, DJ Branco + Batalha de MC’s; Desfile das Sambadeiras do Candeal + Pé de Panela, saindo da entrada do bairro, pelo Cidade Jardim, às 17h; Coletivo CDL na Escadaria do Zap; Boate a Céu Aberto (Bitgaboott + Telefunksoul), no Beco do Bit; e por fim, Viola de 12 na Praça das Artes, recebendo a confluência do arrastão. 

“Quando se pensa em Candeal, pensa-se num lugar transformador. É um sonho aqui, né?! Os dias reais são duros, mas aqui parece que tá tudo bem”, foi com essas palavras que Saulo Fernandes definiu o bairro durante sua participação na última edição do Candyall e Tal. E é com esse mesmo espírito que o festival chega à sua 5ª edição, no intuito de fortalecer ainda mais os laços comunitários deste lugar que é reconhecidamente único na cidade e berço de diversas manifestações artísticas e culturais.

Este ano o festival integra o Novembro Salvador Capital Afro, calendário de atividades promovido pela prefeitura, que exalta a ancestralidade negra da capital baiana.

A programação do Candyall e Tal inclui Feira de Artesanato, Gastronomia e apresentações musicais em espaços icônicos do bairro, como a famosa Bica, Escadaria do Zap, Praça Zé Botinha, Beco do Bit e Praça das Artes. Entre as atrações musicais estão nomes como Bitgaboott (convida Xexéu), Viola de 12, Sambadeiras do Candeal (convida Pé de Panela), DJ Branco + Batalha de MC’s, Pretos do Bairro (convida Dão Black e Thati), Pedro Osowiec, Samba Duro da Ladeira, Coletivo CDL, DJ Mauro Telefunksoul e outros.

“O Candyall e Tal é um convite para a cidade de Salvador. São dois dias em que ‘a rua vem pro guetho’; e a comunidade se organiza para receber os visitantes e mostrar sua força cultural. Com características marcantes e ruas coloridas e sinuosas, o Candeal é um bairro aprazível, construído a partir da forma de viver de sua gente, das festas religiosas, das músicas de Carlinhos, como Água Mineral, Dandalunda, Seo Zé e ainda tem o famoso Guetho Square. É isso que queremos mostrar, a engrenagem social e cultural que torna o Candeal tão curioso e pulsante”, diz Selma Calabrich, idealizadora do festival e há 29 anos à frente da Pracatum.

O conceito geral é que artistas e agentes locais convidem artistas e fazedores de outras partes para vivenciarem junto ao público, nos dois dias de festival, o intercâmbio que o Candeal, bairro eminentemente musical, mas também fortemente gastronômico e rico em todos os sentidos, já promove com a cidade. “Do samba ao rap, do feijão ao sushi, o importante é promover encontros e diversidade. Mais do que nunca, o lema é ‘a rua vem pro guetho’”, completa Selma.

Toda a programação é gratuita, aberta ao público, e pode ser conferida completa no @candyalletal.

SERVIÇO

O QUE: Festival Candyall e Tal 5ª edição - Música, Artesanato, Gastronomia 

ONDE: Bairro do Candeal

QUANDO: 11 e 12 de novembro

QUANTO: Gratuito

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp