Salvador

Obras de ampliação do acesso à nova Rodoviária de Salvador devem ser iniciadas ainda em 2024; confira

Mateus Pereira/GOVBA
As intervenções no entorno da nova Rodoviária preveem a implantação do trecho complementar da Marginal Sul, Marginal Norte e Acesso a BR-324  |   Bnews - Divulgação Mateus Pereira/GOVBA
Thiago Teixeira

por Thiago Teixeira

[email protected]

Publicado em 04/11/2024, às 05h30



Se por um lado as obras da nova Rodoviária de Salvador caminham a passos de tartaruga — inclusive sem previsão de entrega —, por outro lado, o Governo da Bahia deve iniciar, ainda neste ano, intervenções para ampliar o acesso ao equipamento que está sendo erguido no bairro de Águas Claras.

O BNews apurou que as mudanças, que preveem a implantação do trecho complementar da Marginal Sul, Marginal Norte e Acesso a BR-324, devem custar R$ 17,5 milhões (R$ 17.512.660,43) aos cofres públicos.

A Construtora BSM será a responsável pelas obras, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A previsão é que as intervenções sejam concluídas em oito meses, a contar a partir da data da assinatura do contrato, que ocorreu na última sexta-feira (1º).

O objetivo desses novos acessos é garantir o fluxo adequado de veículos, levando em consideração o futuro aumento de tráfego, na região de Águas Claras, que deve ser gerado quando a Nova Rodoviária de Salvador estiver em pleno funcionamento.

Além disso, a expectativa é que o projeto ainda abranja a ampliação da faixa de aceleração e acostamento na BA-528 — antiga Estrada do Derba. As intervenções têm o objetivo de evitar congestionamentos na região entre os bairros de Pirajá e São Caetano.

GOV
Conexão entre metrô e terminal de ônibus de Águas Claras com Nova Rodoviária | Foto: Mateus Pereira/GOVBA 

Longa espera

A nova Rodoviária de Salvador, que vai possuir conexão com o terminal de ônibus e a estação de Metrô de Águas Claras, está sendo erguida há quase quatro anos, fruto de uma antiga promessa feita ainda durante o governo Rui Costa (PT).

Em comparação à atual rodoviária, o espaço é três vezes maior, tendo 70.000 m². O investimento previsto na obra é de cerca de R$ 120 milhões. A construção começou em 2021 e a previsão era de ser concluída em dois anos, ou seja, ainda em 2023.

No entanto, o empreendimento sofreu com uma série de paralisações que culminaram no atraso das obras que agora estão sem previsão de término. A situação tem gerado desconforto no governo Jerônimo Rodrigues (PT), que destacou, em julho, que estuda “adotar providências”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp