Salvador

Operação da Semob fiscaliza transporte clandestino durante São João em Salvador

Ascom/Semob
Operação acontece nas proximidades dos terminais da rodoviária, aeroporto e ferry boat  |   Bnews - Divulgação Ascom/Semob

Publicado em 23/06/2023, às 17h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realiza a Operação São João, em pontos estratégicos, para coibir o transporte clandestino durante os festejos juninos. A ação, através da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), foi iniciada na última terça-feira (20) e acontece nas proximidades dos terminais da rodoviária, aeroporto e ferry boat.

A coordenadora de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) da Semob, Luila Neves, explicou que o setor opera diariamente em toda a cidade, mas intensifica as ações em períodos de fluxo intenso de chegada e saída de pessoas de Salvador, como no São João e no Carnaval. “Nas grandes festas o trabalho é feito de maneira mais direcionada, em pontos chaves. As operações de fiscalização são feitas por abordagem dos agentes de trânsito e transporte da Semob e contam com o apoio da Polícia Militar da Bahia”, detalhou.

A operação tem como foco a abordagem de veículos suspeitos de transporte remunerado de passageiros, como mototáxi não cadastrado, transporte escolar trabalhando irregularmente e vans clandestinas. Também serão averiguados itens de segurança dos veículos como luz de freio, pneu de socorro e estado de conservação do veículo, além de itens do motorista, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do certificado do cruso de condutor e fardamento.

De acordo com Luila, o direcionamento da operação será na fiscalização de veículos chamados "ligeirinhos" e nos mototáxis que atuam de forma clandestina na capital. “Eles aproveitam para aliciar passageiros nos terminais e fazer viagens a outros bairros. Por isso, estaremos atentos”, assinalou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), combinado com a legislação municipal, veículos flagrados atuando de forma ilegal são passíveis de remoção e multa no valor de R$ 2,5 mil, que pode ser dobrada em caso de reincidência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp