Salvador

Operação Dia das Mães: Codecon inicia fiscalização no Centro de Salvador

Bruno Concha/Secom
Ação visa assegurar os direitos do consumidor durante as compras para o Dia das Mães  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom

Publicado em 03/05/2023, às 22h11   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta quarta-feira (3), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), inicia a Operação Dia das Mães. As equipes de fiscalização vão percorrer lojas do Centro da capital baiana até o dia 13, para assegurar os direitos do consumidor e proteger o público que vai às compras de qualquer abuso comercial neste período.

As equipes de fiscalização vão atuar também nos finais de semana e os estabelecimentos-alvo da operação são as lojas de eletrônicos e eletrodomésticos, perfumaria, bombonieres, além das lojas de roupas, calçados e de cama, mesa e banho. Nos estabelecimentos comerciais, os fiscais observam se os preços e os itens que são vendidos pelos valores apresentados nos encartes estão exibidos corretamente.

Os responsáveis também vão verificar a presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) disponível para os clientes, assim como a validade em casos de alimentos. As infrações mais recorrentes são ausência de preço do produto, falta do exemplar do CDC, publicidade enganosa e a comercialização de produtos fora da validade.

Zilton Krüger, diretor geral da Codecon, ressalta a importância da presença da Condecon nas lojas, já que o Dia das Mães é a segunda data que mais movimenta o comércio de Salvador, perdendo apenas para o Natal.

O gestor ressalta ainda a diminuição das notificações e infrações cometidas ao longo dos anos. “Isso é fruto de um trabalho de conscientização e educação realizado diariamente pelas equipes de fiscalização”.

O cidadão que presenciar qualquer irregularidade cometida por estabelecimentos comerciais pode realizar a denúncia através do Fala Salvador, no número 156 ou pelo aplicativo Codecon Mobile, disponível nas plataformas iOS e Android. O consumidor também pode comparecer à sede da Codecon, localizada na Rua Chile, 3, Centro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp