Salvador

Operação Semana Santa: feiras livres, mercados e supermercados de Salvador são alvos de fiscalização

Bruno Conha- Secom
“Comparado ao ano passado, tivemos um aumento, principalmente no preço da proteína como os peixes e camarões”, identificou o diretor da Codecon  |   Bnews - Divulgação Bruno Conha- Secom

Publicado em 04/04/2023, às 06h00   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de pesquisar os preços dos produtos típicos desse período, divulgação de comparativos para o consumidor, e também fiscalizar as grandes feiras livres, mercados e supermercados da cidade, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador iniciou a Operação Semana Santa.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), pasta responsável pela Codecon, a pesquisa de preços acontece até a quarta-feira (5). Na ocasião, os fiscais fazem um levantamento dos produtos consumidos na Semana Santa e vistorias baseadas nas normas de defesa do consumidor, tais como, prazo de validade e acondicionamento dos produtos, informações de validade, higiene do local e obrigatoriedade de um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento. Ao final da fiscalização, a Codecon divulgará um comparativo aos consumidores.

De acordo com o diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto, a fiscalização dos produtos, realizada pelos agentes do órgão, é um meio para verificar itens como segurança, armazenamento adequado, aumento de preço abusivo e a propaganda dos produtos que são consumidos. “Temos à disposição da população muitos mercados e feiras populares, além dos grandes mercados, então a pesquisa e a verificação são fundamentais”, contou o diretor, que também sinalizou um aumento nos preços: “Comparado ao ano passado, tivemos um aumento, principalmente no preço da proteína como os peixes e camarões”.

Ainda segundo a Semop, para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site www. codecon. salvador. ba. gov. br), portal Fala Salvador (www. falasalvador. ba. gov. br) ou através do Fala Salvador 156. O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar ainda para o número (71) 3202-6270.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp