Salvador

Parceria viabiliza projeto-piloto de ensino bilíngue em escolas municipais de Salvador

Secom/PMS
Ferramenta possibilitará a estudantes e professores de escolas municipais de Salvador bolsas de estudo da língua espanhola  |   Bnews - Divulgação Secom/PMS

Publicado em 10/02/2023, às 21h50   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador lançou, na tarde desta sexta-feira (10), uma parceria com o Instituto Cervantes e o Governo do Reino da Espanha para ofertar a estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino bolsas de estudo da língua espanhola. As bolsas são resultado de um memorando de entendimento assinado entre a Prefeitura e a instituição em junho de 2022.

Além do prefeito Bruno Reis (União Brasil), estiveram no lançamento da ação no Palácio Thomé de Souza, a vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT), o titular da Secretaria de Educação (Smed), Thiago Dantas, o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), João Victor Queiroz, a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, o cônsul-geral da Espanha na capital, Carlos Pérez-Desoy, e o diretor-geral do Instituto Cervantes de Salvador, Daniel Arca.

O prefeito afirmou que a gestão municipal tem buscado parceiros nacionais e internacionais que possam cooperar com a expertise de boas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nestes locais.

"Percebemos que dois aspectos são fundamentais para a educação. Um deles é a educação digital – recentemente, distribuímos um tablet para cada aluno, sendo 106 mil tablets com chip e pacote de dados, chromebook para 8 mil professores, e implantamos um ambiente virtual de aprendizagem. No futuro nossas crianças vão disputar postos de trabalho com quem está do outro lado do mundo, principalmente na área de tecnologia e inovação. O outro aspecto é o aprendizado de outra língua. A gente percebe que o fato de dominar outro idioma pode ser um facilitador para construir parcerias, e o melhor momento para aprender é quando se é criança", afirmou.

O gestor disse ainda o município tem se esforçado para o projeto-piloto se expandir e alcançar mais crianças e jovens da capital baiana. "Estamos introduzindo isso na educação municipal pensando na frente, ou seja, além de pensar na estrutura das escolas, material pedagógico, na oferta de uma merenda boa e em ter professores motivados, estamos enxergando além com a educação digital e bilíngue. Esse será um dos principais legados que vamos deixar na cidade", completou. Serão concedidas inicialmente 50 bolsas de acesso à plataforma de ensino do instituto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp