Salvador

Pelourinho recebe ocupação especial a partir desta sexta-feira (05); confira

FOTO: DINALDO SILVA / BNEWS
Ação integra lançamento da campanha Amô pelo Pelô, que começa nesta sexta-feira (05)  |   Bnews - Divulgação FOTO: DINALDO SILVA / BNEWS

Publicado em 05/01/2024, às 14h25   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta sexta-feira (05), as ruas, vielas, ladeiras e largos do Pelourinho vão ser palco de uma ocupação cultural mais que especial, que tem como objetivo convocar baianos e turistas para viver e demonstrar todo o amor pelo coração do Centro Histórico de Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A programação marca o lançamento da campanha ‘Amô pelo Pelô’ do Governo do Estado da Bahia e vai seguir durante todo o verão. No primeiro final de semana, a agenda traz Cortejo de Afoxés, samba de roda na rua, além de show de Afrocidade com participação de Lazzo Matumbi.

O Cortejo de Afoxés irá reunir mais de 30 grupos de afoxés em um grande desfile pelas ruas do Pelourinho, nesta sexta-feira (05), às 15h, com saída do Terreiro de Jesus. Este é o primeiro cortejo da ação de salvaguarda dos desfiles de afoxés, que integra o projeto “Afoxé Cultural Ancestral”, importante iniciativa do Grêmio Comunitário Cultural Olorum Baba Mi para a preservação e reconhecimento cultural dos grupos, que tem apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), juntamente com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

Reconhecido como patrimônio imaterial do Estado da Bahia, por meio do Decreto nº 12.484 de 2010 ], o desfile de afoxés traz a importância histórica dessas manifestações culturais existentes há 138 anos e é destaque na mostra no Solar Ferrão, que exibe adereços e indumentárias de valor cultural para os afoxés, representando a matriz africana e sua ancestralidade. Com acesso gratuito, os visitantes poderão contemplar as obras até o dia 21 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h, na Rua Gregório de Matos, n°45. 

Também nesta sexta-feira, os Largos do Pelourinho recebem diversas atrações. Após o show histórico de 30 anos, em 2022, o grupo de rock Cascadura volta a se apresentar em Salvador, com o projeto “Juntos Somos Nós”, às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água. Já o Largo Tereza Batista, às 19h, recebe a 2ª edição do Festival Lioness, evento de reggae com protagonismo feminino no palco e bastidores, com show das cantoras Danzi e Renata Bastos, além de uma atração surpresa.

No dia seguinte, no sábado (06), a programação começa com uma roda de samba, às 18h, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, puxada pela banda Samba Trator. Na sequência, às 19h, o grupo O Pretinho se apresenta no Largo Pedro Archanjo. Às 20h, o ritmo dançante do Bitgaboott comanda o palco do Largo Tereza Batista. Já o Largo Quincas Berro D’Água recebe os shows da banda camaçariense Afrocidade com participação do cantor e compositor Lazzo Matumbi. A apresentação começa às 21h e a entrada é gratuita. 

O ‘Pelô’ da Bahia segue com apresentações gratuitas no domingo (07) para celebrar o ‘Amô pelo Pelô’. No Largo Pedro Archanjo, previsto para às 14h, acontece o show “Domingo com Samba” com grupo Partido Popular e a cantora e compositora Gabi Lins apresenta o show “Letra Música”, às 17h, no Largo Tereza Batista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp