Salvador

Perto dos 100%, radares com tecnologia doppler atuam há 10 anos em Salvador

Domingos Júnior/BNews
Radares conseguem detectar velocidades superior e inferior ao limite da via  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews

Publicado em 23/05/2024, às 11h15   Redação BNews



Dirigir nas ruas de Salvador ganhou um aspecto especial, mas não é de agora. Desde 2014, a tecnologia doppler faz parte do trânsito da capital baiana. Isso porque cerca de 90% dos radares utilizados na cidade possuem essa ferramenta. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Por meio dessa tecnologia, quaisquer velocidades acima do limite são detectadas nos equipamentos, tanto antes quanto depois do veículo passar pelo radar, conforme apurado pelo BNews junto a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

A velocidade é detectada pela doppler em um acompanhamento entre 100 metros antes ou depois do radar, o que, por vezes, pode impossibilitar ações de frear bem próximo do equipamento, adotada por muitos motoristas na capital baiana.

“Todas as vias com equipamentos eletrônicos desse tipo são devidamente sinalizadas, conforme determinam as normas vigentes. A Transalvador destaca, ainda, que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes no trânsito. O respeito às regras é fundamental para preservação de vidas”, detalha um trecho da nota enviada pelo órgão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp