Salvador

Prefeitura lança carteira de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; saiba detalhes

Tânia Rego/Agência Brasil
Carteira terá validade de 5 anos, proporcionando uma identificação contínua e atualizada  |   Bnews - Divulgação Tânia Rego/Agência Brasil

Publicado em 29/06/2023, às 21h37   Cadastrado por Victória Valentina



A Prefeitura de Salvador lançou, na última terça-feira (27), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em uma cerimônia realizada na Associação de Amigos dos Autistas da Bahia (AMA). 

Inicialmente, o cadastro para a obtenção da carteira será realizado pela Sempre e terá início nas instituições especializadas em autismo. Posteriormente será estendido às prefeituras-bairro. A carteira terá validade de 5 anos, proporcionando uma identificação contínua e atualizada.

Além disso, o sistema CIPTEA possibilitará o censo da pessoa com autismo no município de Salvador, fornecendo dados importantes, como gênero, raça, idade, bairro e o gênero do cuidador, além de um panorama do nível de autismo.

Segundo a secretaria, a Ciptea tem o intuito de facilitar o reconhecimento e o atendimento adequado às pessoas com TEA em espaços públicos e privados, evitando constrangimentos para elas e seus familiares. Autistas não apresentam características visíveis e podem enfrentar dificuldades em filas e atendimentos, sendo vítimas de preconceito.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou o papel do CIPTEA na promoção da inclusão e no combate à discriminação enfrentada pelas pessoas com TEA. “Essa carteira é um avanço significativo para garantir os direitos e a dignidade das pessoas com autismo. Com a identificação adequada, poderemos oferecer um atendimento mais eficiente e inclusivo, proporcionando maior igualdade de oportunidades para todos”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

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