Salvador

Prefeitura reinaugura monumento de Mário Cravo Jr. destruído por incêndio em 2018

Valter Pontes/Secom
O monumento foi destruído por um incêndio em 2018  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 11/01/2023, às 21h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador entregou duas obras de arte no início da noite desta quarta-feira (11), que agora passam a integrar o cenário turístico da Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo, no Comércio. A primeira delas é o monumento conhecido como Fonte da Rampa do Mercado, que volta a ocupar o mesmo lugar de origem após ser reconstruído em função de um incêndio que atingiu a peça, em 2018.
Já a segunda obra foi a colocação de um monumento em memória às vítimas da Covid-19 e em homenagem aos profissionais de saúde de Salvador, que atuaram na linha de frente no combate à pandemia.

De acordo com a prefeitura, a Fonte da Rampa do Mercado foi reconstruído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) com fidelidade ao projeto anterior, de autoria do artista Mário Cravo Júnior (1923-2018). Os trabalhos foram desenvolvidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e também contou com apoio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Segundo o prefeito Bruno Reis (UB), foram investidos R$ 4 milhões para recuperar a obra, que agora tem resina antichama. "Não correremos risco de passar pelo dissabor do incêndio ocorrido há três anos. Hoje é mais um importante data que ficará registrada na história da cidade. Esse monumento possui um grande valor artístico e cultural, sendo também um ponto de estímulo para visitação de vários turistas”, detalhou.

A prefeitura explicou que a obra foi feita em fibra, assim como longarinas em poliuretano, que são resistentes e mais duráveis que as de madeira que existiam antes. Além disso, a estrutura metálica possui aço, enquanto que as fundações que sobraram da antiga peça foram demolidas e reconstruídas.

A casa de bombas foi reaproveitada, e a iluminação e os esguichos d'água que existiam no monumento foram reativados, incrementando a beleza artística da obra. Os serviços envolveram, por fim, novas instalações elétricas, hidráulicas e colocação de gradil em inox.

Erguido em 1970, o monumento possui dupla função: escultura e fonte luminosa. De todas as interpretações que lhe foram dadas, devido à sua forma arrojada e descomprometida com quaisquer elementos reais conhecidos ou representações óbvias, a que mais se aproximava era a semelhança às velas dos saveiros que costumavam atracar na rampa do mercado.

A origem da Fonte da Rampa do Mercado tem relação com um acidente que causou a perda do antigo Mercado Modelo após o incêndio que o destruiu no final da década de 60. Devido à modificação do sistema viário, foi criado um espaço vazio entre a nova via e a Rampa do Mercado.

Homenagem

O monumento em memória às vítimas da Covid-19 e em homenagem aos profissionais de saúde foi encomendado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e produzido pelo artista plástico Tatti Moreno (1944-2022) em um prazo de oito meses. A peça também conta com iluminação cênica, foi confeccionada em aço e possui área de cerca de 50 metros quadrados em um círculo de 8 metros de diâmetro.

“Era o desejo da Prefeitura realizar um monumento que pudesse ficar registrado na nossa história, para servir de inspiração e, acima de tudo, dar força e coragem para que a cidade siga avançando e enfrentando as diversidades”, afirmou o prefeito durante a inauguração da escultura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp