Salvador

Projeto ambiental realiza mutirão de limpeza em praia de Salvador e busca incentivo para ação futura

Divulgação
Projeto ambiental foi realizado na manhâ deste sábado, na Praia dos Artistas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/02/2023, às 13h41 - Atualizado às 13h49   Téo Mazzoni e Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto denominado "Se essa Rua Fosse Minha", de cunho social e ambiental, foi realizado na manhã deste sábado (4), na orla da Boca do Rio, nas dunas da Praia dos Artistas. A nomeação foi dada  por causa de vários artistas que frequentavam o local na década de 70, dentre eles estão Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil.

A ação tem como objetivo incentivar a redução do descarte ilegal de lixo na região, que tem incomodado moradores do local. 

Para que o projeto fosse realizado da melhor maneira possível, os idealizadores realizaram uma pesquisa entre os moradores da região, para saber quais pontos mais incomodavam e deveriam ser melhorados ou criados na avenida Dom Eugênio Sales, na Boca do Rio e, a questão mais apontada foi o descarte irregular do lixo.

projeto

Diante do que foi apontado na pesquisa, o projeto apresentou algumas opções de melhorias para o descarte correto do entulho, como: Placas informativas com a frase: Proibido Jogar lixo; Pneus educativos nos locais onde eram descartados o lixo e mutirões de limpeza.

Ao BNews, Casemiro Júnior, idealizador do projeto, afirmou que a ação "Se essa Rua Fosse Minha" sempre realiza a limpeza das praias da Boca do Rio, mas que dessa vez eles precisavam focar nas dunas, por conta da sua importância. "Estamos atuando mais nas dunas. É importante preservar e manter elas, assim como a vegetação", comentou. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Casemiro frisou que desta vez, eles contaram com o apoio da Limpurb e da Soma + Vantagens, que realiza arrecadações do restaurante Frango do Moura e do Multishop, ambos localizados na Boca do Rio. "Antes era um projeto somente de moradores e agora já envolve também os comerciantes", ressaltou. 

projeto

Um novo mutirão de limpeza nas dunas será realizado no dia 29 de março e o idealizador do projeto busca apoio e incentivo para essa iniciativa. Segundo ele, "praia bonita é praia limpa".

Além das limpezas nas praias da Boca do Rio, o projeto também realiza uma ação chamada "Caixa do Bem", onde são solicitadas doações de alimentos para asilos e creches comunitárias. "Em período de Natal, fazemos arrecadação de brinquedos para doar para crianças em situações de rua. Agora, estamos com uma ação de kit escolar, para ser doado em escolas comunitárias, solicitamos caderno, lápis, borracha, e outros itens, que fazemos a doação", falou Casemiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp