Salvador
Publicado em 17/11/2024, às 12h49 Vagner Ferreira e Bruna Ferraz
A Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), junto com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), realizou neste domingo (17) a distribuição de refeições, alimentos e cestas básicas, nos Restaurantes Populares Vida Nova localizados nos Mares e em Pau da Lima.
A ação começou às 11hrs e faz alusão ao Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 2016. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre o desperdício, além de promover formas para práticas de fraternidade para pessoas que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza.
O padre Jorge Brito, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Pau da Lima, é um dos organizadores da ação e ressaltou a importância de realizar esse compromisso anualmente. “Este é o sexto ano em que nós estamos celebrando esse Dia do Pobre. Já tivemos diversas versões e esse ano estamos em parceria com o Restaurante Popular, que é um lugar que atende o pobre todos os dias da semana, cedendo alimentação para a população de rua e para os mais necessitados”, disse ele ao BNews, reforçando a co-realização da ASA e a prefeitura.
“O nosso Papa Francisco é um homem muito sensível às necessidades do povo. Quando ele iniciou o pontificado, ele disse em voz alta para o mundo inteiro que queria uma igreja pobre para os pobres”, continuou, recordando que a ação foi primeiramente idealizada pelo pontífice.
A ação conta com 53 voluntários e, além da distribuição de água e comida, realiza também a distribuição de roupas e faz momentos de interação com crianças. “O público alvo é pessoas em situação de rua, que não têm condições de ter o seu alimento, de ter uma roupa e que moram na nossa região”, disse Hélio Nascimento, um dos coordenadores do evento. Pela noite, a equipe vai se deslocar para ruas do centro da cidade para continuar com a ação.
A nutricionista Leane Meireles, da Prefeitura de Salvador, contou ao BNews sobre a estimativa de pessoas contempladas com a ação. “Hoje, estão funcionando o Restaurante de Mares e o Restaurante de Pau da Lima, onde foram as duas paróquias que fizeram a ação direcionada. Então, em Pau da Lima estão oferecendo 150 refeições e, no Mares, 300. No total, nas duas unidades, 450 pessoas serão atendidas no dia de hoje”, define.
O padre Brito acredita que a ação não deve acontecer somente no dia de hoje, mas que precisa se expandir. O líder religioso sugere que as autoridades públicas instalem bebedouros de águas pela cidade, por exemplo, para assim, fornecer água constantemente para as pessoas em situação de rua. “Nós devemos participar das políticas públicas para que cada dia mais aconteça em nossa cidade mais portas que se abram para ajudar os pequenos e os pobres”, conclui.
Classificação Indicativa: Livre
Imperdível
Limpeza inteligente
Super Lançamento
Preço baixo
Lançamento com desconto