Salvador

TRE-BA realiza plantão para atendimento presencial aos eleitores de Salvador neste sábado

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Ação tem como objetivo solucionar pendências antes do prazo final dado pela Justiça Eleitoral  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 23/04/2022, às 11h38   Daniel Brito


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Com as eleições cada vez mais próximas, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza neste sábado (23), até às 14h, um plantão de atendimento aos eleitores de Salvador. A ação, que começou às 8h, ocorre na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde estão os cartórios eleitorais da capital baiana.

A iniciativa visa, segundo o TRE-BA, ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral,  garantindo a emissão do título e a regularização do documento devido à proximidade do dia 4 de maio, prazo final para realizar as solicitações. O atendimento ocorre por demanda espontânea, ou seja, não é necessário agendamento. Basta chegar à sede do órgão que os eleitores serão atendidos pelos servidores. 

De acordo com o secretário de eleições do TRE-BA, Victor Mesquita, a força-tarefa não tem como alvo apenas o atendimento aos eleitores que estão indo presencialmente aos cartórios, mas também acelerar as demandas de quem solicitou os serviços pela internet. "Nós temos um acumulado de requerimentos de alistamento eleitoral, pedidos de mudança de domicílio, atualização de nome, uso de nome social. Por isso, os servidores que não estão atendendo o eleitor que veio ao cartório estão atendendo quem já fez o requerimento pela internet", menciona.

"Nós procuramos evitar esse acúmulo, mas com a proximidade do fechamento de cadastro, aumenta a quantidade de pessoas que nos procuram em função desses serviços online. O propósito é evitar esse acumulado", acrescenta. Ainda segundo o secretário, o plantão ocorrerá novamente no próximo sábado (30) e também no domingo (1º), só que dessa vez, em horário ampliado: das 8h às 18h. 

O Regional baiano orienta os eleitores ao, antes de sair de casa, verificar a situação cadastral, o que pode ser realizado através dos canais virtuais de atendimento. Para isso, há o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível pelo site www.tre-ba.jus.br e também nos aplicativos de mensagem instantânea Telegram (@maiatrebot) e WhatsApp: (71) 3373-7000. Além disso, a consulta também pode ser feita pelo aplicativo Título Net e pela central telefônica, que funciona no número (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

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