Salvador

UPAs estão funcionando com plano de contingência após apagão, diz SMS

Reprodução
De acordo com a SMS, houve comprometimento no atendimento da rede ambulatorial em Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 15/08/2023, às 12h21


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) se posicionou após o apagão que atingiu toda a Bahia na manhã desta terça-feira (15). De acordo com a pasta, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão funcionando, porém a rede ambulatorial foi afetada devido à falta de energia.

“As UPAs estão funcionando com o plano de contingência, já que contam com gerador e há a garantia do suporte à vida dos pacientes que se encontram sala vermelha. Houve comprometimento no atendimento da rede ambulatorial - postos básicos e multicentros - porém, as consultas e procedimentos serão remarcados. Os imunológicos estão preservados pelas câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas", diz trecho da nota.

Ainda segundo a SMS, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também acabou sendo afetado.

"O SAMU opera com instabilidade, com isso as chamadas ao serviço devem ser feitas através do telefone 190. Toda a rede segue sendo monitorada”. 

De acordo com Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de saúde, os centros de saúde estão sendo monitorados.

“Estamos desde o início da manhã monitorando toda a rede, principalmente nossas unidades de urgência e emergência. Estamos com nosso plano de contingência em execução, acompanhando toda situação”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp