Salvador

Vídeo: Motoristas voltam a fazer manifestação contra Uber em Salvador

Joilson César/BNews
Na semana passada, os motoristas já haviam se reunido para protestas contra a plataforma na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 06/09/2022, às 15h39   Beatriz Araújo



Motoristas de transporte por aplicativo voltaram a realizar manifestação contra a Uber, em Salvador, nesta terça-feira (6). O ato, realizado por colaboradores insatisfeitos com as tarifas das corridas repassadas pela plataforma, mais uma vez se reuniram em frente à sede da empresa na capital baiana, localizada em um edifício empresarial na Av. Tancredo Neves. 

Assista:

A reportagem do BNews esteve no local e foi informada sobre as reivindicações do protesto. “A reivindicação da categoria é realmente esta tarifa que está muito defasada. Desde 2016, a inflação vem cada dia mais aumentando, e os valores da corrida continuam os mesmos na taxa que eles pagam por quilometragem e tempo de viagem”, informou Natanael Souza, um dos organizadores do ato. 

Ainda de acordo com o motorista de transporte por aplicativo, os manifestantes decidiram protocolar uma ação contra a Uber no Ministério Público do Trabalho (MPT)

“A gente vive chamando a Uber, senta lá, conversa, ela dá aquele ‘migué’ e depois não resolve nada. Então, resolvemos hoje juntar a categoria, os motoristas, e protocolar no Ministério Público do Trabalho uma ação porque essa galera não aguenta mais esse sofrimento”, completou.

Além disso, os motoristas afirmaram que a nota enviada pela Uber à reportagem após a manifestação realizada pela categoria contra a plataforma é mentirosa.

O BNews voltou a entrar em contato com a assessoria de comunicação da Uber, que disse reforçar o posicionamento da plataforma sobre a situação. 

Confira nota na íntegra:

"A Uber esclarece que não houve redução no repasse de ganhos dos motoristas parceiros em Salvador. Operamos um sistema de intermediação de viagens dinâmico e flexível, por isso buscamos sempre considerar, de um lado, as necessidades dos motoristas parceiros e, de outro, a realidade econômica dos consumidores usuários do aplicativo, tendo em vista a preservação do equilíbrio entre oferta e demanda que é fundamental para a plataforma.
Em qualquer viagem o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do valor pago pelo usuário - podem surgir dúvidas sobre qual é o valor da taxa de intermediação porque ela não é fixa, logo em algumas viagens pode ser maior enquanto, em outras, pode ser menor. O importante é considerar o valor médio, por isso mesmo que todos os motoristas parceiros ativos recebem semanalmente, por e-mail, um compilado sobre os seus ganhos que mostra quanto ele pagou de taxa Uber naquela semana. Nas redes sociais, é possível encontrar parceiros que compartilham esses e-mails pessoais e exibem taxas médias inferiores a 5%, por exemplo.
Qualquer pessoa também pode consultar no site da Uber uma ferramenta com informações sobre a média de ganhos dos motoristas parceiros de acordo com a cidade e o número de horas online. O site aponta que, na cidade de Salvador, os parceiros que dirigem por volta de 40 horas têm ganhos acima de R$ 1.100 por semana, em média. Esses dados são estimativas baseadas no histórico da cidade nas últimas quatro semanas, mas não são uma garantia futura e nem consideram os custos particulares de cada motorista.
Esses custos são bem específicos para cada motorista parceiro, já que cada um escolhe como quer usar a plataforma. Há diversas variáveis para serem levadas em conta de acordo com o perfil do parceiro, como o modelo de veículo (potência do motor, eficiência de consumo etc.), se o veículo é próprio ou alugado, o tipo de combustível usado etc."

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp