Eventos / São João

Edição de 2019 do São João da capital baiana registra número reduzido de ocorrências

Márcia Guimarães/BNews
Os bombeiros contabilizaram mais casos ligados à desmaios, embriaguez e traumas com ferimentos  |   Bnews - Divulgação Márcia Guimarães/BNews

Publicado em 25/06/2019, às 00h39   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

As forças de segurança estão bastante satisfeitas com os números do São João 2019 na capital baiana. Mesmo com um grande público dividido entre o Pelourinho, Paripe e Periperi, a quantidade de ocorrências foi reduzida.

“Não houve nenhuma ocorrência grave. A maioria dos registros foi de pessoas passando mal por causa das aglomerações e do abuso de bebidas alcoólicas. No Pelourinho, não observamos brigas e contamos com 150 policiais militares por noite, sendo que alguns estavam à paisana. Trabalhamos em conjunto com os bombeiros e a Polícia Civil e conseguimos esse resultado exitoso”, ressaltou o Tenente Coronel Arnaldo Neto, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Houve abordagens itinerantes e fixas para garantir uma maior segurança.

Como houve queixas de muitos furtos, o Tenente informou que sentará com os órgãos responsáveis pela festa para analisar as informações e estudar melhorias para serem aplicadas na edição de 2020. A descentralização das grandes atrações será um dos pontos avaliados.

O Capitão Leandro Vialto, subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militares, também destacou o balanço positivo da festa, que, segundo ele, foi mais tranquila, mesmo com um público maior. “Nossa operação começou no dia 19, em Periperi com a apresentação das quadrilhas, e terminou nesta segunda-feira (24). Chegamos a ter 110 bombeiros trabalhando por dia, focados em primeiros socorros”, citou Vialto.

De acordo com o Capitão, os bombeiros contabilizaram mais ocorrências ligadas a desmaios, embriaguez e traumas com ferimentos. Quando houve necessidade, as vítimas eram encaminhadas aos hospitais ao invés dos postos de saúde instalados nas áreas das festas. O fato de o público da capital baiana não ter tradição de utilizar fogos pesados faz com que praticamente não haja casos de queimados.

“Do ponto de vista dos bombeiros, consideramos a festa segura. Iremos elaborar um relatório crítico e enviar para o Centro de Gestão Estratégica, que irá depurar o compilado de informações e ver o que pode ser melhor”, explicou Vialto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp