Saúde

Sesab inspeciona unidades de saúde da capital

Publicado em 28/12/2015, às 06h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de verificar as condições de atendimento da população nas unidades de saúde do Estado, bem como fiscalizar o cumprimento das escalas dos profissionais e aferir o bom funcionamento dos equipamentos de imagem, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, realizou no último sábado (26) uma série de inspeções na capital baiana.
Foram vistoriados os hospitais Geral Roberto Santos (HGRS) e Geral do Estado (HGE), a Unidade de Pronto Atendimento do Cabula e a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto. Os pacientes politraumatizados, sobretudo vítimas de acidente de moto, continuam sendo um problema para os hospitais, visto que, invariavelmente,  necessitam de cuidados intensivos. O número de pacientes com problemas vasculares e indicação de amputação foi o que mais chamou a atenção durante a ação.
São pacientes diabéticos, na sua maioria, que sem o acompanhamento adequado na rede de atenção básica tem o seu estado de saúde agravado. "Uma maior cobertura e resolutividade da rede de atenção básica de saúde em todo o estado reduziria drasticamente a demanda por leitos hospitalares", afirma Vilas-Boas, que aponta também a hipertensão como uma das principais causas de obstrução da rede de alta complexidade, visto que, sem o tratamento apropriado pode causar um acidente vascular cerebral (AVC).
Para solucionar os problemas encontrados, a Sesab ampliará a rede de ortotrauma, a fim de aumentar a capacidade de cirurgias e descentralizar o atendimento, hoje concentrado no HGE. Também é necessário aperfeiçoar o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) nas unidades, agilizar os procedimentos laboratoriais e de imagem, em especial na maternidade, e realizar um treinamento com as equipes sobre cuidados paliativos.
As inspeções sem comunicação prévia às unidades serão uma rotina, podendo ocorrer qualquer dia da semana.

Publicada no dia 27 de dezembro de 2015, ás 10h42

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp