Saúde

Deputado defende aumento do teto do SUS para Salvador

Publicado em 12/07/2011, às 16h30   Redação Bocão News



Mostrar o tamanho do rombo e a dificuldade para superar os problemas foi o objetivo do documento que o deputado Antônio Brito (PTB) entregou nesta terça-feira (12) ao secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. O documento elaborado pela Federação das Santas Casas e Entidades Filantrópicas da Bahia mostra o agravamento da crise do setor em Salvador, onde as entidades ameaçam suspender o atendimento à população por falta de recursos.

Assinado pelo presidente da Federação, Maurício Dias, e representantes das Obras Sociais Irmã Dulce e dos hospitais Santa Isabel, Martagão Gesteira, Espanhol, Sagrada Família e São Rafael, o relatório traça um diagnóstico do quadro caótico em que se tranaformou o setor devido à falta de repasse dos recursos federais para pagamento dos serviços prestados. Informa, de abril até o momento, a dívida do município para com o setor cresceu 50%, chegando a cerca de R$ 60 milhões.

A Federação demonstra a manutenção da inadimplência pela prefeitura de Salvador que não repassa os recursos federais destinados ao pagamento dos atendimentos realizados pelo SUS que, devido à municipalização são transferidos ao Fundo Municipal de Saúde. A administração tem retido os recursos o que elevou a dívida para com o setor, sufocando financeiramente as instituições.

Presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas, o deputado Antônio Brito tem se empenhado na busca de uma solução para o problema. Segundo ele, os hospitais não têm mais condições de garantir o volume de atendimento à população carente já a partir desta semana, porque a situação passou do limite suportável. Ele não apenas a quitação da dívida por parte da prefeitura, mas também o aumento do teto do SUS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp