Saúde

Fundação José Silveira inaugura Centro Especializado de Reabilitação

Publicado em 06/02/2017, às 17h41   Chayenne Guerreiro



Os 61 anos da criação do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR) e 11 anos como unidade própria da Fundação José Silveira foram comemorados nessa segunda-feira (6), em um evento na sede da entidade, com a inauguração do Centro Especializado de Reabilitação.

De acordo com o presidente do Conselho de Curadores da Fundação José Silveira, Geraldo Leite, a parceria do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e do IBR, vai transformar o local em referência no atendimento de pacientes com deficiência intelectual.

 “O IBR tem uma longa história, agora completamos 61 anos dessa história. Em janeiro de 1956, o doutor Fernando Nova criou o instituto que hoje é o IBR que está sobre a administração da José Silveira desde 2003. No momento atendemos pessoas com deficiência física e neuropsicomotoras, mas a partir desse convênio atenderá também pacientes com deficiência intelectual, tal como ocorre em outra unidade nossa, localizada na Ribeira”, pontuou.

O atendimento oferecido pelo IBR é em sua maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O instituto atende todas as faixas etárias e os pacientes tem a sua disposição uma equipe de médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores físicos.

“Atualmente são 130 mil atendimentos por ano, a imensa maioria pelo SUS, gratuitamente. Esse dinheiro vem do próprio SUS e da colaboração da comunidade baiana, o que tem sido constante. Os pacientes são de qualquer faixa etária. O interessante é que somos o único no país que além desse tratamento, ainda oferecemos o atendimento posterior a terapia. É importante frisar a confiança que a comunidade baiana continuará sempre colaborando com o IBR e com a fundação José Silveira”, afirmou.

Estiveram presentes no evento, representantes do Ministério da Saúde, o Secretário de Saúde Municipal, José Antônio Rodrigues Alves e o prefeito ACM Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp