Saúde

Mutirão oferece serviços gratuitos para mulher neste mês de março

Publicado em 18/03/2017, às 22h05   Redação Bocão News



Apenas neste sábado (18), 400 mulheres já foram atendidas pelo Mutirão Março Mulher, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), que oferece serviços de mamografia, colocação de DIU, exames preventivos, dentre outros. 
No mês dedicado às mulheres, 9,6 mil pessoas serão atendidas em diversas especialidades, e 7 mil procedimentos vão ser realizados. Desde o início do mutirão, já foram atendidas 4,6 mil pessoas e outras cinco mil mulheres realizam procedimentos no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no Hospital da Mulher e no Oftalmodiagnose – Hospital de Olhos. O atendimento é exclusivo para as mulheres que preencheram ficha cadastral disponibilizada pelas Voluntárias Sociais durante a Feira Março Mulher, realizada no último domingo (12).
 Já a mamografia, 200 mulheres passaram pelo exame no Centro Estadual de Oncologia, localizado na Avenida Vasco da Gama. O procedimento é rápido e o resultado sai em poucos minutos. “Há pouco tempo, senti umas pontadas em um dos seios. A mama ficou sensível e depois passou. Fiquei preocupada e ao saber da oportunidade, resolvi encarar e fazer logo os exames. Para uma mulher é importante saber que está bem. Caso não esteja, é necessário já iniciar os tratamentos”, destaca a dona de casa, Ana Carla Fagundes.
9,6 mil pessoas serão atendidas em diversas especialidades, e 7 mil procedimentos vão ser realizados. Desde o início do mutirão, já foram atendidas 4,6 mil pessoas e outras cinco mil mulheres realizam procedimentos no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no Hospital da Mulher e no Oftalmodiagnose – Hospital de Olhos. O atendimento é exclusivo para as mulheres que preencheram ficha cadastral disponibilizada pelas Voluntárias Sociais durante a Feira Março Mulher, realizada no último domingo (12).
São oferecidos também serviços gratuitos de saúde, beleza, bem-estar e cidadania. Os atendimentos incluíram aferição da pressão, medição de glicemia, pesagem, orientação nutricional, realização de mamografias, além de procedimentos odontológicos.
“Esta é uma ação das Voluntárias que contemplam as mulheres. Desta forma garantimos o acesso da população a serviços básicos importantíssimos para a preservação da saúde e o tratamento de doenças que venham a ser diagnosticadas”, explica a diretora das VSBA, Leila Colangeli.
Mutirão de Catarata
Além do atendimento no Hospital da Mulher e no Cican, outras ações contemplam também o público feminino. No Hospital da Bahia, as Voluntárias Sociais dão continuidade ao Mutirão de Catarata do Projeto Natal Solidário. Quem fez a cirurgia no mês passado, agora passa por uma revisão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp