Saúde

Salvador é capital brasileira com menor número de fumantes

Publicado em 31/05/2017, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde destaca Salvador como a capital brasileira com o menor índice de fumantes, com uma incidência de 5,2% da população acima de 18 anos com a prática. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo de cigarros leva a 10 mil mortes por dia em todo mundo. 
De acordo com a  Secretaria Municipal da Saúde (SMS),  mais de 1,5 mil pacientes foram tratados no ano passado com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. "Nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes em nossa cidade e, consequente, a mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. Um paciente que deixa de fumar impacta na qualidade de vida de inúmeras pessoas à sua volta, como amigos, familiares e colegas de trabalho que, de alguma forma, sofriam os prejuízos da prática por serem fumantes passivos", explica em nota Carla Germiniana, técnica do Campo Temático do Controle do Tabagismo.
Ainda segundo a secretaria, o fumante que quiser procurar ajuda para se livrar do vício pode procurar um dos 45 postos que fazem parte do programa. Para ser atendido, é necessário levar um documento de identificação com foto e cartão do SUS.
Após uma avaliação, o fumante vai passar por sessões individuais e em grupo para discutir o vício.  O tratamento tem média de duração de três meses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp