Saúde

Famílias baianas negam doação de órgãos e estado tem quarta maior fila de espera para transplantes no Brasil

Google
“Setembro Verde”, campanha de incentivo à doação de órgãos, tem o objetivo de reverter esse quadro   |   Bnews - Divulgação Google

Publicado em 10/09/2017, às 08h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Atualmente, 1915 pessoas aguardam por um órgão na Bahia. O estado tem a quarta maior fila de espera no Brasil, segundo estudo da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). O número elevado é justificado pela grande quantidade de famílias que negam a doação de órgãos de parentes falecidos: 62%. Na Bahia, um em cada dez doações é de pessoas vivas.

Somente no primeiro semestre de 2017, 62% dos 158 familiares abordados por equipes médicas na Bahia para a doação recusaram o pedido. Neste mês, o “Setembro Verde”, empresas e organizações de saúde realizam campanhas para estimular as doações e fazer com que o número aumente. 

A Central de Transplantes da Bahia informou ao A Tarde que os principais motivos da recusa das famílias são o desconhecimento do desejo do falecido em vida, a falta de esclarecimentos sobre morte cerebral e a crença de que a religião da pessoa não permite doação. Ou seja, a falta da conversa sobre o assunto em família faz com que muitas vidas sejam salvas.  

Na Bahia, das 1915 pessoas que aguardam um transplante, 1058 esperam por córnea; 838, por rim; 15, por fígado; 3, por pulmão; e um por coração. Para tentar conscientizar a população e reverter essa fila, acontece todos os anos o “Setembro Verde”, uma campanha de incentivo à doação de órgãos. A ação é promovida pela ABTO, pelo Ministério da Saúde e pelas secretariais estaduais de saúde. 

Durante a campanha, serão realizadas atividades de conscientização no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) às terças-feiras. Também no Roberto Santos e no Hospital do Subúrbio haverá apresentação de música no dia 13. Já no Hospital Geral do Estado será realizado um seminário sobre o processo de doação e de transplante de órgãos no dia 15. 

Na mesma unidade será haverá um curso de capacitação para coordenadores de comissões hospitalares de estímulo à doação entre os dias 20 e 22. No primeiro dia, o tema será “Doação de órgãos e religião”. Além disso, do dia 19 ao dia 28 será expostas, no Shopping da Bahia, fotos de pacientes transplantados na exposição “Diga sim à vida”. Outras atividades serão realizadas pela Central dos Transplantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp