Saúde

Policlínica Regional de Saúde em São Francisco do Conde começa a ser construída

Divulgação / Sesab
A ordem de serviço para a construção foi assinada nesta quarta-feira (3)  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Sesab

Publicado em 03/10/2018, às 12h09   Redação BNews



Com o investimento superior a R$ 10 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, será implantada mais uma Policlínica Regional de Saúde na Região Metropolitana de Salvador, que será referência para aproximadamente 270 mil habitantes. A ordem de serviço para a construção foi assinada nesta quarta-feira (3), em São Francisco do Conde, pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e pelo prefeito do município, Evandro Santos Almeida.

Os pacientes terão acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, mastologia e urologia.

“Temos o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso aos serviços de saúde em toda a Bahia e as policlínicas regionais contribuem para reduzir o vazio assistencial de média complexidade, ampliar o diagnóstico precoce das doenças, além de melhorar a resolutividade da saúde pública”, afirma o secretário Fábio Vilas-Boas.

Diversos exames também serão oferecidos, com destaque para os seguintes: tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. Também serão realizados vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, dentre outras.

Atualmente, oito policlínicas estão em funcionamento nas cidades de Teixeira de Freitas, Irecê, Guanambi, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Valença, sendo referência para aproximadamente 4 milhões de baianos. Além de São Francisco do Conde, outras nove policlínicas estão em construção nos municípios de Juazeiro, Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Jacobina, Paulo Afonso, Barreiras, Senhor do Bonfim e Simões Filho.

Entre as novidades, está a forma de gestão compartilhada. O governo estadual financia 40% dos custos mensais, enquanto os municípios consorciados vão cobrir os 60% restantes proporcionalmente à população. Os municípios participantes do consórcio são Madre de Deus, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara e Candeias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp