Saúde

Suspeita de coqueluche leva pânico à população de Feira

Publicado em 16/10/2011, às 14h33   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde colheu amostras de material em seis estudantes de uma escola da rede particular de ensino do município de Feira de Santana, para investigar se elas estão com coqueluche.

De acordo com o sit Acorda cidade, a enfermeira Maricélia Maia de Lima, que atua no controle da doença na Secretaria Municipal de Saúde, informou que a coleta das amostras feita via nasofaringe (pelo nariz) das crianças, foi necessária porque uma delas tem uma irmã de seis meses que está internada com suspeita de coqueluche. Além disso, essa ação, ainda segundo a enfermeira, é rotineira e inclui também a realização de um bloqueio na área onde existem notificações da doença.

Na rede pública de saúde existe uma vacina para prevenção, mas Maricélia explica que isso só não basta porque os casos de coqueluche vem crescendo em todo o Brasil. Em Feira de Santana de janeiro até hoje já foram notificados mais de 130 casos. Desse total foram confirmados 46 sem ocorrência de mortes.

Por questão de segurança, depois da coleta das amostras a equipe da Vigilância Epidemiológica recomendou aos pais dos estudantes que até que se tenha o resultado dos exames fornecidos pelo Lacen (Laboratório Central da Bahia), eles não devem comparecer ao estabelecimento de ensino. O resultado deve ser divulgado em 15 dias.






Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp