Saúde

Em inauguração de UTI, Rui Costa propõe ampliação do Hospital Aristides Maltez

Roberto Viana / BNews
A notícia foi revelada pelo doutor Aristides Maltez Filho, atual segundo vice-presidente da Liga Baiana Contra o Câncer   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana / BNews

Publicado em 26/09/2019, às 12h45   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa conheceu, na manhã desta quinta-feira (26), as instalações da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cirúrgica do Hospital Aristides Maltez, no bairro de Brotas, em Salvador, e revelou desejo em ampliar a unidade de saúde. O setor fica na nova torre do hospital, construída com recursos próprios e dinheiro arrecadado em dois shows beneficentes de Bell Marques promovidos pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

"Esse momento tem uma emoção grande, mais que qualquer inauguração de obra que o Governo do Estado já tenha feito. Isso porque nós estamos ajudando na expansão da rede de atendimento de combate ao câncer na Bahia", declarou.

Durante a visita, ao lado da primeira-dama e presidente da VSBA, Aline Peixoto,  e o cantor Bell Marques, o petista propôs a ampliação do hospital. A notícia doi revelada pelo doutor Aristides Maltez Filho, atual segundo vice-presidente da Liga Baiana Contra o Câncer, que administra a unidade de saúde, durante coletiva.

"Enquanto visitávamos as instalações da nova UTI, o governador, por iniciativa própria, afirmou que o Estado vai agir com a legislação para que uma área, que temos aqui ao lado, seja desapropriada e incorporada ao Hospital Aristides Maltez", contou ao elogiar a atitude do governador, sem revelar mais detalhes sobre a possível ampliação. "A partir do seu governo, foi possível que se quebrasse uma barreira de colaborada com o hospital Aristides Maltez".

A iniciativa, apesar de novidade, foi incrementada por Bell Marques, que se dispôs a colaborar na construção do possível novo setor. "Me coloco à disposição para contribuir com essa nova ala. Sinto orgulho em fazer parte, em ter certeza de contribuir. Quero agradecer a todos que participaram desa luta. Isso nos deixa muito orgulhosos, como baianos mesmo".

Sobre o novo setor, com mais de 1.400 metros quadrados, Dr. Aristides destacou que "marca um engajamento na luta do hospital para dar atenção às pessoas desfavorecidas e portadoras de câncer" e que a nova UTI cirúrgica vai "possibilitar não ter suspensão de cirurgia por falta de UTI", afirmou ao elogiar o trabalho realizado por Aline Peixoto à frente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). "Aline está permitindo que no prazo de um ano, a gente construísse uma UTI para ampliação do atendimento. Esse é um momento mais uma vez, dos mais destacados da casa e um momento histórico, que sem ela não seríamos capazes de realizar".

O setor recebe ainda 16 leitos de internação com infraestrutura humanizada, distribuídos pela metade para cuidados paliativos e para pacientes cirúrgicos, a Agência Transfusional com capacidade para nove leitos transfusionais e o novo irradiador de sangue, único da Bahia, que atenderá a demanda interna, da Hemoba e de outras unidades de sangue de Salvador.

Matéria relacionada
Com presença de Rui Costa e Bell Marques, nova UTI do Hospital Aristides Maltez é inaugurada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp