Saúde

Salvador recebe mutirão de combate ao cancêr no Parque da Cidade

Reprodução/Prefeitura de Contagem
O objetivo dos atendimentos é mostrar formas de prevenção e detecção do câncer mostrando que existe esperança de cura com o tratamento adequado.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Prefeitura de Contagem

Publicado em 19/11/2019, às 18h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No próximo domingo (24), Salvador receberá um mutirão de combate ao câncer, com mais de mil atendimentos médicos gratuito. A ação ocorrerá das 08 às 13 horas, no Parque da Cidade, no Itaigara.

O lema da programação é “Troque o Medo Por Esperança” e será realizada em outras 41 cidades brasileiras. O objetivo dos atendimentos é mostrar formas de prevenção e detecção do câncer mostrando que existe esperança de cura com o tratamento adequado.

Médicos voluntários, que apoiam a iniciativa, realizarão os atendimentos por ordem de chegada. Segundo Cláudio Quadros, oncologista do Hospital São Rafael (HSR) e um dos coordenadores do evento, quem procurar pelo atendimento passará por uma triagem para avaliação de casos suspeitos de câncer, dando ênfase em alterações na pele, no trato gastrointestinal, nos pulmões, na boca, na região ginecológica e na próstata.

Outras atividades também terão espaço no encontro, como testes de HIV, sífilis e glicemia, aferição de pressão arterial, exercícios físicos, além de uma unidade reservada para a doação de sangue e medula óssea, aulas de Yoga, Zumba e FitDance. As crianças também terão espaço na programação, com oficina de slime, piscina de bolinhas, pula-pula e sorteio de brindes.

Veja abaixo atendimentos oferecidos:

- Lesões de pele: 200 avaliações de pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele.

- Alterações gastrointestinais: 100 pessoas avaliadas com possível solicitação de exames.

- Pulmão: 200 avaliações com possível solicitação de exames, além de orientação de como parar de fumar.

- Saúde da mulher: 200 avaliações com realização de 45 preventivos ginecológicos em pacientes com sintomas suspeitos de câncer.

- Mamografia: 75 mamografias realizadas no local e outras 200 serão solicitadas. O atendimento será voltado para mulheres com mais de 50 anos e que não tenham feito o exame nos últimos dois anos.

- Cavidade oral e laringe: 200 pessoas avaliadas com lesões suspeitas de câncer de boca.

- Próstata: 300 avaliações da próstata com toque retal e solicitação de exames para casos suspeitos.

*É necessário levar o documento com foto. Em relação aos exames de mamografia e preventivo é imprescindível também o Cartão do SUS e o comprovante de residência com cópias.

*Os casos diagnosticados com câncer serão encaminhados para tratamento no Hospital Aristides Maltez, Hospital da Mulher e CICAN.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp