Saúde

Estudo sobre o vírus da Aids

Publicado em 05/11/2010, às 13h04   Redação Bocão News



De acordo com pesquisadores norte-americanos, pequenas diferenças em cinco aminoácidos em uma proteína chamada HLA-B podem explicar o motivo pelo qual algumas pessoas resistem ao vírus HIV. A conclusão é resultado de estudo, publicado na revista Science, que fornece novas pistas sobre como produzir uma vacina para prevenir a Aids.

Cerca de 1 em cada 300 pessoas contaminadas pelo HIV são capazes de suprimir o vírus com o sistema imunológico, mantendo a carga viral extremamente baixa. A equipe investigou a composição genética de quase mil pessoas com essa capacidade, comparando-as ao código genético de 2.600 outros soropositivos.

Isso os ajudou a identificar cerca de 300 diferentes locais no código genético associados ao controle imunológico do HIV, todos eles localizados no cromossomo 6. Eles então chegaram a quatro alterações individuais no DNA, conhecidas como polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs), todas relacionadas ao sistema imunológico.

Foram encontrados cinco aminoácidos na proteína HLA-B vinculados a diferenças na capacidade da pessoa de controlar o HIV. Essa proteína ajuda o sistema imunológico a localizar e destruir células infectadas pelo vírus. De acordo com Bruce Walker, do Hospital Geral de Massachusetts e da Universidade Harvard, essas variações fazem diferença no controle do HIV.

Entender como se dá a reação imunológica desses pacientes ao vírus da Aids pode ser um passo importante no desenvolvimento de uma vacina contra o HIV. Em quase 30 anos de epidemia, a doença já contaminou quase 60 milhões de pessoas, a maioria na África, e matou 25 milhões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp